Fernando Tourinho ressaltou a importância da parceria entre os órgãos do sistema de Justiça para atender melhor à população
“Nosso objetivo maior é atender melhor à sociedade”, disse o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, na inauguração do novo espaço da Defensoria Pública do Fórum da Capital, nesta quinta (12).
Ele ressaltou que a parceria entre os órgãos integrantes do sistema de Justiça possibilita um melhor atendimento aos jurisdicionados.
A Defensoria Pública oferece um serviço essencial à sociedade. E hoje, estamos entregando esse novo espaço para eles poderem atender mais e melhor a quem os procura. A Defensoria vem prestando esse serviço e é muito importante essa parceria, por isso estou muito feliz em inaugurar esse espaço”, enfatizou.
O defensor público-geral de Alagoas, Fabrício Souto, agradeceu ao presidente do TJAL pelo empenho e parceria.
“O presidente Fernando Tourinho tem sido uma liderança do Poder Judiciário de harmonia com todos os demais órgãos. É fruto desse diálogo e dessa cooperação que hoje nós tivemos a possibilidade de ter uma obra como essa inaugurada dentro do Fórum da Capital, porque é aqui que a população vem na expectativa de resolver os seus problemas, solucionar as divergências, trazer soluções e, enfim, termos pacificação social”, pontuou.
No novo espaço da Defensoria Pública do Fórum funciona o Núcleo da Família e Sucessões e é coordenado pela defensora pública Karine Cunha, quatro defensores, quatro assessores e 16 estagiários atuam no local que funciona no térreo do Fórum.
Melhorias
Anteriormente a Defensoria Pública funcionava em outra sala e a mudança para as novas instalações possibilitou um espaço maior que comporta as necessidades do órgão.
A arquiteta responsável pelo projeto, Camila Marques, explicou que tudo foi pensado para deixar o espaço mais confortável, mais amplo, tudo dentro das normas de ergonomia, de acessibilidade, para melhor atender a população.
“Nós adequamos o espaço para fazer quatro salas para os defensores. Adequamos dois banheiros e copa, foi mudado todo o sistema de ar-condicionado, fizemos adequação das paredes, piso, pontos elétricos e os pontos de lógica para que pudessem atender as necessidades da Defensoria”, explicou.
A obra custou cerca de 25 mil reais e foi realizada pela Diretoria Adjunta de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) com recursos do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris). A obra foi executada pela arquiteta Camila Lima e pelo engenheiro Ronaldo Magalhães.
Participaram da solenidade de inauguração a subdefensora pública-geral, Thaís Pimenta; o superintendente do Fórum da Capital, Geneir Marques; a defensora Patrícia Barbosa; os juízes Alexandre Lenine e Antônio Dória; a diretora da Dinfra, Cláudia Lisboa; o presidente do Sindicato dos servidores do Poder Judiciário (Serjal), Kleber Torres; o representante do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas, Gustavo Macedo.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br