Estratégia multimídia de comunicação para o projeto Adoções Possíveis já está entre os três melhores projetos do país
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com projeto sobre a estratégia de comunicação utilizada para divulgar o projeto Adoções Possíveis, iniciativa da Coordenadoria da Infância para impulsionar adoções tardias em Alagoas.
O projeto da Diretoria de Comunicação, selecionado dentre 48 inscrições na categoria Comunicação de Interesse Público, enfatiza o 12º Encontro Estadual de Adoção, organizado pela Coordenadoria da Infância e pela Diretoria de Comunicação do TJAL para divulgar o tema da adoção.
O trabalho mostra que textos, imagens, podcasts e vídeos garantiram presença na mídia local de magistrados e servidores que trabalham com adoção, atraindo ao evento centenas de pessoas, muitas das quais interessadas em adotar ou apadrinhar crianças ou adolescentes.
Vídeo contribuiu para adoção
Graças à divulgação dos vídeos do projeto em redes sociais, houve adoção de diversas crianças que viviam em instituições de acolhimento em Alagoas. Famílias de Alagoas e de outros estados do Brasil também iniciaram contato com as crianças a partir da divulgação dos conteúdos digitais.
É o caso de Michele Sousa e do seu esposo Jeferson Souza, que, no período natalino de 2023, assistiram ao vídeo com a garota Fernanda, então acolhida em Murici. Residentes na Bahia, vieram a Alagoas, aproximaram-se da menina sob supervisão do Judiciário e conseguiram adotá-la.
Prêmio Nacional de Comunicação
O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização não-governamental sem fins lucrativos fundada por assessores de Comunicação do Judiciário e pelas demais instituições integrantes do sistema de Justiça brasileiro.
Os vencedores da categoria Comunicação de Interesse Público e de outras 13 categorias vão ser conhecidos no dia 21 de junho, no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do sistema de Justiça, que será realizado em Fortaleza (CE), de 19 a 21 de junho deste ano.
Dicom TJAL
Imprensa@tjal.jus.br