– Reunião do Campeonato Infantil foi proveitosa
– CRB já conhece seus adversários na Série C do Brasileiro
– Agência Espanhola traça Projeto de Cooperação com o governo de Alagoas
– Três estrangeiros são naturalizados em audiência conjunta na JFAL
– Tribunal de Contas instala sua Primeira Câmara deliberativa
– Cantor faz palestra para estudantes e colaboradores do CESMAC
Reunião do Campeonato Infantil foi proveitosa
Na ultima quarta feira, no Museu dos Esportes, estiveram reunidos dezoito dos vinte e um representantes dos clubes que participarão do 15º campeonato de futebol infantil das comunidades de Maceió. Todos tomaram conhecimento do regulamento, dos grupos e da tabela. O campeonato terá três grupos de sete equipes se classificando as duas primeiras para um hexagonal final.
No grupo “A” estão os clubes: XV de Novembro. Projeto Periferia. Panelinha A. Grêmio Verdes Mares. Vilareal B. Fluminense B e Cruzeiro A.
O grupo “B” está formado com: João Sampaio. Panelinha B. São Paulo. Grêmio Esportivo. Juventus. Estrela Alagoana e Real Malta.
As equipes do grupo “C” são: Vilareal A. Cruzeiro B. Flamengo. Botafogo. Grêmio F.C. Trapichense e Fluminense A.
Como gramado da Vila Olímpica ainda está em reforma a Semel solicitou o gramado do Estádio Rei Pelé para as três primeiras rodadas da competição. Enquanto não se tem uma resposta positiva à comissão organizadora continua a procura de outros campos. Na sexta feira, Lauthenay Perdigão e alguns dirigentes de clubes estarão examinando alguns campos no Benedito Bentes. Também haverá uma tentativa com o campo do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado e o do Sete de Setembro.
Por Lauthenay Perdigão
CRB já conhece seus adversários na Série C do Brasileiro
Galo enfrentará equipes do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte
Representante de Alagoas no Campeonato Brasileiro da Série C, o CRB já conhece os clubes que farão parte do seu grupo na competição. Serão adversários do Galo na Série C: Fortaleza-CE, Guarany-CE, Campinense-PB e América-RN. O campeonato irá começar no dia 17 de julho. As duas melhores equipes de cada grupo irão para a próxima fase. O último colocado de cada grupo será rebaixado.
A diretoria do clube pretende anunciar, na próxima semana, os nomes de alguns jogadores que participaram do Campeonato Alagoano e que farão parte do elenco alvirrubro para o Brasileiro. O presidente executivo do clube, Marcos Barbosa, espera contar com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió.
“Como sempre aconteceu em todos os anos, estamos contando com o apoio dos poderes públicos estadual e municipal. A exemplo do ASA, o CRB irá representar Alagoas em uma competição nacional e, por isso, tanto o estado como o município terão uma contra-partida desses dois clubes”, disse o presidente.
Agência Espanhola traça Projeto de Cooperação com o governo de Alagoas
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) vai continuar investindo em Alagoas. Para definir as áreas prioritárias desse investimento, foi realizada uma reunião nesta quarta-feira (13), na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), entre técnicos da Seagri e o consultor da Aecid, Carlos Puif.
Segundo ele, o objetivo é traçar um Projeto de Cooperação com o governo de Alagoas para os próximos quatro anos. “Aqui na Seagri, estamos identificando quais são as áreas prioritárias, que vão ajudar no fortalecimento de algumas cadeias produtivas”, citou Carlos Puif.
Durante a reunião, ficou encaminhado que haverá investimentos da Espanha no fortalecimento da pecuária leiteira, da ovinocaprinocultura, da assistência técnica e da pesca artesanal e da aquicultura, por meio da nova Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura. “Esse plano com a indicação dessas cadeias produtivas ainda será enviado à Aecid e ao governo espanhol, para que seja aprovado”, frisou o consultor Carlos Puif.
O secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho, acredita que esses segmentos serão mantidos no Projeto de Cooperação. “São áreas que já recebem o apoio do governo, por meio dos Programas Alagoas Mais Leite, Alagoas Mais Ovinos, e são áreas que o governador Teotonio Vilela entende como essenciais para as famílias do campo”, destacou Marinho.
Em maio, o embaixador da Espanha no Brasil, D. Carlos Alonso Zaldivar, visita o Estado de Alagoas, quando deverá fortalecer a parceria com o governo por meio da Agência de Cooperação.
A Aecid já desenvolve parcerias com o governo de Alagoas por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Agência de Fomento de Alagoas (Afal).
Acompanharam a reunião na Seagri os gestores do Programa Alagoas Mais Peixe, Ricardo Nonô, Alagoas Mais Leite, Renato Carvalho, e Alagoas Mais Ovinos, Sílvio Romero.
Diego Barros
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário 8883-5373
Três estrangeiros são naturalizados em audiência conjunta na JFAL
Dois irmãos argentinos e um nicaraguense foram naturalizados brasileiros na tarde de terça-feira (12/4) na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Os três estrangeiros estão no Brasil há mais de 30 anos, onde formaram família e toda vida profissional e pessoal.
O juiz federal titular da 1 Vara, André Luis Maia Tobias Granja abriu a audiência conjunta, com a presença do Ministério Público Federal, solicitando que os três estrangeiros demonstrassem o domínio da língua oficial do Brasil, fazendo a leitura dos artigos 1º, 3º e 4º da Constituição Federal de 1988, relativo aos fundamentos da República Federativa do Brasil, aos seus objetivos fundamentais e aos princípios que regem suas relações internacionais. Em seguida, cada um entregou a cédula de identidade de estrangeiro, recebendo assim o certificado de naturalização que lhe atribuíram nacionalidade brasileira.
Trio naturalizado
A jornalista Gabriela Flores, 44 anos, e o seu irmão Fernando Flores, 40, estão no Brasil, especificamente em Maceió há 33 anos. A família deixou a Argentina em 1978 e os irmãos não têm nem mesmo sotaque. “Meu pai veio para a implantação da antiga Salgema em Alagoas, eu tinha 12 anos. Sei que jamais me adaptaria ao meu país de origem, onde meu único elo são familiares que tenho lá. Gosto de sururu, de farinha e tudo que é brasileiro e alagoano, só no futebol continuo a torcer pela Argentina, brinca Gabriela, que veio para a audiência acompanha da filha de 9 anos.
Indagada sobre porque demorou tanto para buscar a naturalização, Gabriela explica ter sido acomodação, mas as pessoas ficavam estanhando a carteira de identidade estrangeira. “Também nunca votei e quero votar, ressalta.
Fernando Flores é motorista e futuro radialista, tem filho e esposa brasileira. Cheguei aqui aos 6 anos de idade. A gente mora aqui, paga impostos e nada mais justo do que regularizar a situação”, falou.
O nicaraguense, professor de História e Espanhol, Orlando Macias, 61 anos, reside no Brasil desde 1969, mas veio para Maceió em 1975. “Venho da Nicarágua, um país muito conturbado politicamente. Foi aqui no Brasil que formei família, meus filhos e netos. Maceió é minha jóia”, garante.
Do país de origem, segundo Orlando, só restaram às raízes cortadas, sonhos e lembranças de um passado na juventude. “O Brasil é a minha casa”, reforça.
Legenda: Juiz federal André Granja
Naturalizados: Orlando Macias; Gabriela Flores e Fernando Flores
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas
Tribunal de Contas instala sua Primeira Câmara deliberativa
Foi instalada nesta segunda-feira, dia 13, a Primeira das duas Câmaras deliberativas, criadas pela Resolução 05/2011, com o objetivo de dar maior otimização no funcionamento do Pleno desta Corte de Contas. Cada Câmara compõe-se de três conselheiros e de um procurador do Ministério Público de Contas.
Integram a Primeira Câmara: os conselheiros Isnaldo Bulhões Barros, presidente, Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque Freitas e Maria Cleide Costa Beserra e o procurador Pedro Barbosa Neto, representando o MPC.
A convite do presidente da Câmara, participaram da Mesa os conselheiros Luiz Eustáquio Tolêdo, Otávio Lessa, o auditor substituto de conselheiro Anselmo Roberto Brito e o procurador chefe do Ministério Público de Contas, Ricardo Schnneider.
Cantor faz palestra para estudantes e colaboradores do CESMAC
Na próxima sexta-feira, 15/04, às 18h, o Centro Universitário CESMAC recebe o cantor de músicas cristãs do estado do Rio de Janeiro, Cosme. O cantor bastante conhecido por letras de canções evangelizadoras fará uma palestra no auditório João Sampaio, dentro do projeto “Drogas, saí dessa!”.
A realização é do projeto social “Sorriso de Criança”, em parceria com o CESMAC. A palestra será gratuita e é voltada para funcionários e estudantes da IES. Mais informações pelo telefone (82) 8812-0056.
No dia seguinte, o cantor faz um show no Posto 7, localizado na praia de Jatiúca.