– Os números de doações de órgãos para o ano de 2010 já se classificam como positivos. Quem afirma isto é o coordenador da Central de Transplantes, médico Carlos Alexandre. De acordo com ele, é possível observar este aumento através de dados estatísticos do setor, realizados somente no primeiro semestre deste ano.
Em 2007, foram realizados 14 transplantes de córneas e 17 de rins. Este ano, os dados para o primeiro semestre identificam 44 transplantes de córneas, dois de coração e dez renais. Carlos Alexandre acredita em prognósticos positivos para 2010. A fila de espera para córneas, por exemplo, era de sete anos em 2007 e caiu para um ano e meio em 2010.
– O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea nesta quarta-feira (8), no Centro Universitário Cesmac, situado na rua Íris Alagoense, no bairro Farol.
A ação, que acontece das 8h às 16h, tem pretende estabilizar o estoque de sangue após o feriadão da Independência do Brasil, além de aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro.