Sugestão de pauta : Blitz educativa hoje nas farmácias de Maceió

– Especialista alerta quanto aos cuidados para evitar amputação em pé diabético. Perda de peso, sede excessiva, cicatrização difícil, visão turva, fadiga e cansaço são alguns dos sintomas do diabetes mellitus, doença degenerativa que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros. Para quem já é diabético há mais de dez anos é importante ficar alerta a sintomas como formigamento, agulhadas, dor, dormência, queimação ou fraqueza nos membros. A diabetes tem entre suas complicações crônicas o pé diabético, que ocorre mais rapidamente naquelas pessoas que não fazem um controle adequado de seus níveis de glicemia (açúcar no sangue). No Hospital Geral do Estado (HGE) são frequentes as complicações em decorrência do diabetes registradas no hospital. Para se ter uma ideia, em 2009, 37 pacientes realizaram tratamento de pé diabético complicado. Este ano, foram registradas 26 complicações, só em novembro cinco pacientes tiveram membros amputados.

Contato para entrevista:

Cézar Ronaldo Alves, cirurgião vascular do HGE

– Técnicos da Vigilância Sanitária estadual realizam, na segunda-feira (6), uma Blitz Educativa, a partir das 9h, nas farmácias de Maceió. A ação tem o objetivo de detectar se os estabelecimentos estão cumprindo a determinação da RDC 44/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que obriga a venda de antibiótico mediante a apresentação e retenção da receita. Desde o dia 28 de novembro que a RDC entrou em vigor. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, os técnicos irão percorrer farmácias e drogarias, com o objetivo de conscientizar e orientar em relação à norma que está em vigor desde o dia 28 de novembro.

– O turismo de negócios em Alagoas esteve em ascensão durante o ano de 2010 e promete permanecer assim pelos próximos anos. Empresários, receptivos e turismólogos de Maceió trabalham com o objetivo de atrair ainda mais visitantes para o Estado. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, o fluxo turístico em Maceió cresceu 15%, quase o dobro do que foi registrado em 2009, e neste verão mais longo, a expectativa dos profissionais é bastante positiva.

Deixe um comentário