Formação promovida pela Esmal ocorreu nesta quinta (5), em Maceió; na sexta (6), a aula acontecerá em Arapiraca
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promove, nesta quinta-feira (5), o curso “Saúde mental nas organizações: bem-estar, segurança psicológica e ambiente de trabalho sustentável”, voltado para servidores do Poder Judiciário. A formação, ministrada pela especialista em desenvolvimento humano Carla Prado, acontece em Maceió, com uma segunda turma prevista para esta sexta-feira (6), em Arapiraca.
Em Maceió, o curso reuniu servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) da capital, enquanto a segunda turma será destinada aos servidores lotados no interior do estado, no Plenário da Turma Recursal de Arapiraca. Durante o encontro, Carla Prado destacou a importância de as instituições direcionarem atenção à saúde mental de seus colaboradores, ressaltando o impacto que questões psicológicas podem ter no ambiente de trabalho.
“Pesquisas recentes mostram que o Brasil lidera na América Latina em número de pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos, especialmente relacionados ao trabalho. Precisamos abordar esses problemas para mudar essa realidade”, afirmou a instrutora.
Carla Prado também incentivou os servidores a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas rotinas de trabalho, visando tornar os ambientes mais saudáveis. “O desenvolvimento da autoconsciência é fundamental. É preciso avaliar as próprias condutas e o funcionamento do trabalho para identificar estressores e buscar promover o bem-estar no dia a dia”, completou.
Ela enfatizou ainda a importância de manter o equilíbrio entre o trabalho e o bem-estar psicológico, lembrando que o trabalho não deve ser o principal foco da vida dos servidores.
Conscientização sobre saúde mental
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro, mas o TJAL dedica o mês inteiro à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção da ansiedade, depressão e suicídio. Em 2024, o lema da campanha é “Não desista de você”.
Se você está passando por um momento difícil, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia. Ligue para o número 188, envie um e-mail para maceio@cvv.org.br, ou acesse o chat no site cvv.org.br/chat.
Filipe Norberto – Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br