Sesau segue ofertando atendimento a turistas com o Programa Saúde no Porto

O navio Costa Deliziosa atracou em Maceió nesta sexta-feira, com 1.800 visitantes à bordo

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) continua oferecendo assistência em saúde aos turistas que chegam a Maceió durante a alta temporada de cruzeiros, por meio do Programa Saúde no Porto. Nesta sexta-feira (27), o navio Costa Deliziosa, quinto da temporada, atracou no Porto de Maceió, trazendo 1.800 visitantes. A embarcação iniciou sua jornada em Trieste, na Itália, e passou por diversos portos na Europa e África, antes de aportar na capital alagoana.

No Porto de Maceió, um Posto de Atendimento foi montado especialmente para garantir uma recepção segura e humanizada aos turistas. A alta temporada de cruzeiros começou no mês passado e segue até 24 de abril de 2025, consolidando Maceió como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

 

O Programa Saúde no Porto realiza cerca de 80 atendimentos a cada chegada de transatlântico, oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e curativos. Caso seja necessário, o paciente recebe encaminhamento para unidades de saúde próximas, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e o Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche.

 

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes, destacou a importância do programa para o turismo local. “Maceió é uma cidade que recebe milhares de visitantes todos os anos, e garantir a saúde e o bem-estar desses turistas é essencial. O Programa Saúde no Porto reforça nosso compromisso com a segurança e qualidade do atendimento médico, além de contribuir para que a experiência dos turistas seja a melhor possível”, frisou o gestor da Sesau.

 

Atendimento

 

Entre os assistidos, um turista alemão de 80 anos, que estava no navio Costa Deliziosa, passou mal e recebeu atendimento. Após os primeiros socorros, o paciente foi levado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar particular de Maceió.

 

 

A coordenadora das Ações Estratégicas do Governo, Kécia Alcântara, ressaltou o diferencial do atendimento prestado pelo Saúde no Porto. “Estamos preparados para receber os turistas de forma acolhedora e eficiente. O Programa Saúde no Porto não só garante o cuidado básico, mas também a integração rápida com unidades de referência, caso haja necessidade. Isso é reflexo do trabalho integrado entre as equipes e a gestão estadual”, ressaltou.

 

Suely Melo / Ascom Sesau

Deixe um comentário