O serviço é oferecido durante a alta temporada de cruzeiros, que começou no mês passado e vai até abril de 2025
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está garantindo assistência em saúde aos milhares de turistas que chegam a Maceió na temporada de cruzeiros, que foi iniciada no mês passado e vai até 24 de abril de 2025. O Programa Saúde no Porto disponibiliza atendimento em um Posto de Atendimento montado no Porto de Maceió, proporcionando uma recepção segura e humanizada aos visitantes.
Sempre que um navio com passageiros chega a Maceió, o Programa Saúde no Porto realiza cerca de 80 atendimentos, reforçando o compromisso da gestão pública com o bem-estar dos visitantes. Entre os serviços oferecidos estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos e encaminhamentos para unidades de saúde mais próximas, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e do Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche.
De acordo com o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, a chegada de tantos turistas movimenta a cidade e demanda uma estrutura de suporte eficiente. Por isso, a Sesau está presente no Porto de Maceió, garantindo que os visitantes recebam assistência na área da saúde de forma rápida, eficiente e com humanização.
“A Sesau está aqui no Porto de Maceió garantindo assistência ao turista que chega para visitar nossa capital. Esse trabalho é um reflexo do cuidado, da hospitalidade e da atuação da Sesau no Porto de Maceió, reforçando o compromisso que temos com a saúde pública em Alagoas. Estamos aqui para garantir que os turistas que desembarcam na nossa capital tenham acesso a serviços de saúde eficientes e humanizados, seguindo a determinação do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda”, frisou Igor Montteiro.
Constatação
Nesta quarta-feira (18), um turista que desembarcou no Porto de Maceió recebeu atendimento médico no Posto de Saúde da Sesau, e foi encaminhado para a UPA do Jaraguá. O turista estava com os sinais vitais alterados, devido a alta ingestão de bebida alcoólica e comidas dentro do navio.
“Esse caso evidencia a importância de termos uma estrutura de saúde no Porto de Maceió, preparada para atender rapidamente qualquer necessidade dos turistas. Assim que identificamos a condição do passageiro, nossa equipe atuou com agilidade, oferecendo o primeiro atendimento e garantindo o encaminhamento adequado. É uma medida essencial para garantir o bem-estar de quem visita nossa cidade”, explicou a coordenadora das Ações Estratégicas do Governo, Kécia Alcântara.
Suely Melo / Ascom Sesau