Por meio de vans, voluntários são transportados até os postos de coleta situados na capital e interior do estado
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conta com o Serviço de Hemovan para facilitar o acesso dos candidatos à doação voluntária de sangue. Por meio da iniciativa, grupos de 10 a 15 pessoas são transportados de van até postos fixos de doação de sangue, situados em Arapiraca e Maceió, para praticar o gesto nobre, que pode salvar até quatro vidas.
Com isso, o serviço contribui para que grupos de voluntários se reúnam em condomínios residenciais, igrejas, Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, universidades e escolas, e possam comparecer aos postos de coleta do Hemoal para doar sangue. Para ter acesso ao Hemovan, os voluntários devem acionar os Núcleos de Captação de Doadores de Sangue em Maceió (82 98884 6057) e Arapiraca (82 98884 6017).
Com isso, no dia e hora agendados, o Serviço de Hemovan irá transportar o grupo de voluntários para que se candidatem à doação de sangue na unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca ou nas unidades Trapiche ou Via Expressa do Hemoal Maceió. Após todos os integrantes do grupo doarem sangue, eles são transportados de volta até o ponto de origem marcado previamente.
De acordo com a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, o serviço de Hemovan fortalece a Política Estadual de Hemoterapia em Alagoas. A gestora do hemocentro diz que a principal missão do órgão é fornecer sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional, e assim, facilitar o acesso dos voluntários aos postos de coleta de sangue fixos é fundamental.
“Contamos com as coletas externas, onde vamos até locais de grande fluxo de pessoas para captarmos o sangue. Mas, para atendermos pequenos grupos, o Serviço de Hemovan tem sido fundamental e muito importante para que consigamos manter nosso estoque de sangue estabilizado e, deste modo, fornecer sangue e hemocomponentes aos hospitais e maternidades do Estado”, frisou Verônica Guedes.
Josenildo Törres / Ascom Sesau