Formação busca capacitar agentes para lidar com situações de segurança de alta complexidade
Militares alagoanos, integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas, participaram como instrutores na terceira edição do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança das Cidades, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O curso foi realizado entre os dias 16 e 20 de setembro, em Brasília, Distrito Federal.
A formação foi ministrada por especialistas das polícias civil, militar e Federal de todo o país, e teve como objetivo capacitar os membros das forças de segurança da capital federal para que estejam aptos a enfrentar ocorrências de invasões urbanas, que podem levar a roubos em bancos e tentativas de fuga em penitenciárias.
Representando o estado de Alagoas, o chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, e a cabo Larissa Artemis, deram instruções sobre Metodologia do Plano de Defesa, Aspectos essenciais do Plano de Defesa e Construção do Plano de Defesa. Temas em que Alagoas se destaca, tendo realizado diversas formações e simulados sobre domínio de cidades e plano de defesa em todas as regiões do estado.
O tenente-coronel Raumário considera crucial a participação em treinamentos desse tipo. O militar acredita que eles são fundamentais para unificar as estratégias das forças de segurança nacionais, aprimorando suas habilidades para enfrentar os crescentes desafios relacionados à violência, criminalidade e desordem em suas múltiplas complexidades.
“Por ser a capital do país, isso traz uma grande responsabilidade na transmissão do conhecimento, mas também é uma iniciativa que pode facilitar a aceitação da mudança cultural por parte dos demais estados”, disse o oficial.
Alan Fagner / Ascom SSP