Espaço é referência no atendimento a deficientes visuais; solenidade contará com as presenças do governador Paulo Dantas e da secretária Roseane Vasconcelos
O Governo do Estado entrega, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entrega na próxima segunda-feira (6) um novo Centro Educacional Cyro Accioly, requalificado e ainda mais completo para atender aos alunos com cegueira e baixa visão. A reinauguração será às 11h, e contará com a presença do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Nesta sexta-feira (03), a secretária executiva de Gestão Interna da Seduc, Maria Gevan Gomes, e o superintendente de Engenharia, Lucas Raniery, visitaram o Centro, localizado na rua Pedro Monteiro, no Centro, para conferir os últimos preparativos antes da reinauguração. Foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão na obra – recursos próprios do tesouro estadual.
Agora, o Centro Educacional, um prédio que foi construído nos anos 70 e que é referência no atendimento a deficientes visuais em Alagoas, conta com infraestrutura completa, novos espaços de convívio, sala de orientação e mobilidade, sala da estimulação, secretaria, sala de recursos, diretoria, coordenação, laboratório de informática, sala de leitura, almoxarifado, sala de apoio pedagógico e sala de material adaptado. Ao todo, 173 alunos estão matriculados para as atividades realizadas no ano de 2024.
Mais conforto
Também serão entregues uma nova sala de reeducação visual, salas de psicologia, de leitura e escrita em Braille, de reforço e dos professores, cozinha, despensa, área de serviço, refeitório, galpão coberto, sala do coral, núcleo de tecnologia, e novos banheiros devidamente adaptados para atender aos estudantes da instituição.
“Ano passado tivemos alguns contratempos no período chuvoso, mas, hoje, a escola é outra, literalmente. Foram construídos novos e importantes espaços, tudo pensando nos estudantes e servidores”, pontuou o diretor do Cyro Accioly, Flávio Tenório.
Um desses novos espaços é a sala de apoio aos pais e responsáveis que, segundo o diretor, é uma grande conquista: “Temos alunos de outras cidades, que chegavam aqui acompanhados dos pais, familiares, e estas pessoas não tinham como aguardá-los da forma que gostaríamos. Agora não mais. Temos um espaço para que eles possam esperar da melhor maneira, além de um novo estacionamento, áreas que foram ampliadas. Estamos muito felizes e empolgados”, comemorou Flávio.
Henrique Pereira / Ascom Seduc