Além do recolhimento de material, moradores receberam orientações sustentáveis e a doação de mudas de árvores
Nesta terça-feira (23), em mais uma edição da campanha Recicla Maceió, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) recolheu cerca de 500 quilos de materiais recicláveis no entorno da Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes. A atividade teve o apoio da Cooprel, cooperativa responsável pela coleta seletiva no bairro.
Além do recolhimento do material reciclável no ponto instalado pelo órgão, a Superintendência realizou educação ambiental porta a porta orientando os moradores e os convocando para participar da coleta seletiva. A ação ainda entrou nas dependências do terminal de ônibus do bairro para levar as informações sustentáveis a quem aguardava seu transporte.
Moradores que colaboraram fazendo a recolha de materiais como vidro, papel e plástico em suas residências e encaminharam até o ponto de recolhimento foram premiados com a doação de uma muda de árvore nativa.
Virgínia Lucena, coordenadora de Supervisão de Cooperativa e Recicláveis, afirma que a intenção é realizar mais ações como essa e, consequentemente, convocar o cidadão para a prática.
“Já é a terceira edição do Recicla Maceió e os números são muito bons. Conseguimos educar essas pessoas e trazê-las para nosso lado. Agora, ao invés de descartar de forma errada, elas irão aguardar a coleta seletiva passar e recolher o material. Isso é um passo gigante para a preservação da cidade e do meio ambiente”, disse.
Para Antônio Santos, morador do bairro do Benedito Bentes, a iniciativa pode mudar a consciência das pessoas. “É muito bom para a nossa comunidade. Alguns vizinhos não seguem a limpeza da maneira correta e com essa ação eles irão ficar sabendo como fazer isso. A Prefeitura tem que continuar com essas atividades em toda cidade”, afirmou.
No mês de novembro, essa foi a terceira edição da campanha. Anteriormente, o Recicla Maceió passou pelos bairros do Antares e Jatiúca. Ao todo, já foram coletados mais de 1,3 toneladas de materiais recicláveis. A última edição deste mês será na próxima semana, no Mirante São Gonçalo, no bairro do Farol e terá o apoio da Coopvila, cooperativa responsável pela coleta seletiva na região.
Alexandre Vieira/Ascom Sudes