Empresas têm um prazo de 20 dias para apresentarem um plano de adequação às normas
Após inúmeras denúncias da população sobre os problemas que vêm sendo provocados pelo excesso de fios e cabos em postes na capital, o Procon Maceió notificou na manhã desta quarta-feira (25), a Equatorial Energia Alagoas, empresa responsável pelos postes em áreas públicas da capital, todas as empresas de telefonia e a associação de provedores de Internet que operam em Maceió.
De acordo com o diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, as empresas que exploram atividade econômica e fazem uso de postes para fixação de seus equipamentos para fornecimento dos serviços de internet, energia, TV a cabo, telefonia e correlatas estão causando uma série de transtornos, devido ao excesso de cabos e fios nos postes de Maceió, colocando a segurança da população em risco.
“As empresas notificadas têm o prazo de 20 dias, para apresentarem um plano, urgente e imediato, de retirada dos fios e gambiarras que possuem nos postes da capital, para adequar dentro das normas técnicas seus equipamentos, como fios e caixas. A ausência de aplicação das normas técnicas para com esses equipamentos está trazendo risco a toda sociedade, não tanto pela possibilidade de interrupção do serviço, mas a questão principal é risco iminente de morte.”, explicou Leandro.
Caso as empresas não apresentem ou não cumpram o plano, apresentado por elas, podem ser geradas multas de até R$ 9 milhões, a depender da capacidade jurídica da empresa e dos danos causados ao consumidor.
Maria Maia/Secom Maceió