Cinco reuniões ordinárias garantirão discussões e deliberações
Maceió reativou o Conselho Municipal do Plano Diretor, ampliando a participação ativa da sociedade na construção do futuro urbano da cidade. As seleções das instituições participantes foram feitas através de editais publicados no Diário Oficial do Município: edital 01 (https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/Edital-Publicado-Conselho-Plano-Diretor-4.pdf) e edital 02 (https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/publicado_103824_2024-02-19_0b59a0a7239c50cfee850a05b71b86b7.pdf). Confira aqui a portaria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), de 26 de abril, com o resultado das seleções (https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/PORTARIA-RESULTADO-DEFINITIVO-DO-CONSELHO-DO-PLANO-DIRETOR-MUNICIPAL.pdf).
O Conselho tem a missão de discutir o desenvolvimento da cidade, considerando aspectos primordiais como a mobilidade, habitação, preservação ambiental, entre outros. Sua atuação será fundamental para garantir a participação da sociedade civil nas decisões que impactam diretamente o espaço urbano.
O órgão é composto por uma ampla variedade de representantes, desde instituições educacionais e científicas até associações de moradores, organizações não governamentais, sindicatos e empresários envolvidos no desenvolvimento urbano. Essa diversidade de setores garante que o órgão seja verdadeiramente representativo e capaz de atender às necessidades e interesses diversos da comunidade.
Para promover uma agenda regular de discussões e deliberações, estão programadas, ao longo do ano, cinco reuniões ordinárias do Conselho. A primeira reunião ordinária está agendada para o dia 22 de maio, seguida pelas reuniões em 26 de junho, 24 de julho, 29 de outubro e 11 de dezembro. Todos os encontros acontecerão das 9h às 13h, na sede do Iplan, na Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá.
Confira as entidades selecionadas para compor o Conselho Municipal do Plano Diretor:
Entidades de Ensino e Científicas:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL; Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Entidades de Classe:
Membros titulares: Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas – IAB/AL; Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas – ADEMI.
Membros suplentes: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas – CAU/AL; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas – CREA/AL.
Associações de Moradores:
Membros titulares: Associação Comunitária e Beneficente dos Moradores do Bairro do Bom Parto; Associação Comissão Independente do Conjunto Eustáquio Gomes e Hamilton de Moraes.
Membros suplentes: Associação Comunitária dos Moradores do Bairro do Prado; Sociedade Unidade de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Petrópolis.
Organizações Não Governamentais:
Associação Alagoana de Ciclismo;
Instituto Terraviva.
Tags:
prefeitura maceió
Jéssica Viturino/Ascom Iplan