Nesta primeira etapa, 25 toneladas do material serão aplicadas em vias de maior movimento de veículos
A Prefeitura de Maceió adquiriu uma nova tecnologia para recuperação de vias mesmo em dias de chuva: o asfalto ensacado a frio. A partir desta segunda-feira (30), nesta primeira etapa, 25 toneladas do material serão aplicadas em vias de maior movimento de veículos que sofreram com os impactos da chuva, formando buracos.
O asfalto ensacado trata-se de uma massa asfáltica de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), fabricada da mesma maneira que o asfalto convencional, mas que recebe composto químico durante o processo de usinagem que permite a estocagem e aplicação a frio em pequenos serviços de tapa buracos.
O asfalto usinado a quente para aplicação a frio, pode ser aplicado na chuva até mesmo em buracos com água. O asfalto convencional deve ser aplicado e compactado a quente e, portanto, quando entra em contato com a água ele esfria e perde a capacidade de resistência e aderência. Já o asfalto frio é concebido para ser aplicado temperatura ambiente, então não sofre este resfriamento e mantêm dessa maneira sua aderência e capacidade de suporte.
“Asfalto ensacado é uma tecnologia aplicada nas grandes capitais do Brasil que teremos aplicação a partir desta segunda-feira na operação tapa-buraco. Essa tecnologia vem sendo utilizada em várias capitais para continuar a operação tapa-buraco mesmo no período chuvoso. É um grande avanço para que possamos garantir a segurança dos motoristas que trafegam nas vias de maior movimento, a princípio”, destacou o secretário de Infraestrutura, Fabrício Galvão.
Maurício Manoel/Ascom Seminfra