Mais pólos foram criados com novas turmas e cursos especiais
Com o compromisso de democratizar o estudo de idiomas, o Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se consolida como referência no ensino gratuito de espanhol, inglês e francês em Maceió, ao oferecer formação de qualidade há mais de 20 anos.
Nos últimos quatro anos, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, o núcleo aprimorou os trabalhos para atender a públicos cada vez mais diversos. Em 2021, existia apenas um polo de ensino no Jacintinho, que atendia cerca de 150 alunos.
A partir de 2022, outros dois polos foram abertos, sendo um no Benedito Bentes, com mais 150 vagas; e outro no Poço, com 30 matrículas. Com isso, o número de estudantes beneficiados aumentou mais de 100%, passou de 150 para 330 alunos.
Em fevereiro de 2022, novos cursos de inglês e espanhol foram oferecidos, Devido à alta demanda, uma nova turma de inglês foi criada, ainda no mesmo período, pois as vagas anteriores tiveram 100% de adesão. Alunas do núcleo gabaritaram questões de espanhol e inglês no Enem 2022.
Em 2023, no polo Benedito Bentes, localizado na Escola Municipal Padre Brandão Lima, foram abertas 50 vagas em duas turmas noturnas, com 25 alunos cada. No polo Jacintinho, na Escola Municipal Henrique Equelman, foram oferecidas 60 vagas, sendo 30 para o período matutino e 30 para o vespertino. Ao todo, 110 vagas foram criadas.
Ainda em 2023, a Semed aumentou o número de vagas para as turmas de inglês e espanhol, em resposta ao sucesso das matrículas. O aumento foi significativo, com um crescimento de 50% no Benedito Bentes e de 40% no Jacintinho.
Além disso, também foi aberta uma turma de espanhol voltada para o turismo, com o objetivo de capacitar profissionais que atuam na orla marítima de Maceió, como guias turísticos, ambulantes, taxistas e outros profissionais que interagem com o público falante do idioma.
Número de estudantes
“Nós temos uma média anual de 100 a 110 alunos formados”, conta o professor e coordenador Jeferson Simons. Ele afirma que em 24 anos de existência do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed, mais de dois mil alunos passaram pelo núcleo nos três polos.
Para tornar o aprendizado de idiomas estrangeiros mais acessível e inclusivo, o Núcleo de Línguas também lançou diversos cursos especiais, adaptados às necessidades de diferentes grupos. Em 2024, as ações foram intensificadas.
Em abril de 2024, foi lançado o primeiro curso de língua portuguesa da Semed para estrangeiros de Maceió, na Casa de Ranquines, localizada no bairro Cidade Universitária. O curso teve início no dia 6 de maio com uma turma de 30 alunos adultos indígenas venezuelanos da etnia Warao. E, para facilitar o aprendizado, as aulas foram ministradas em formato bilíngue.
“Uma população que está em Maceió, composta por cerca de 20 famílias que fugiram de dificuldades na Venezuela, foi acolhida pela Semed. Oferecemos um curso de introdução à língua portuguesa para essas pessoas”, compartilha Jeferson Simons.
Em novembro, 14 indígenas Warao receberam os certificados de conclusão do curso de Introdução à Língua Portuguesa.
Outras atividades marcaram o ano de 2024, como aulas de campo e eventos que promovem a cultura de diferentes países, a exemplo de algumas datas comemorativas da cultura norte-americana, tais como Saint Patrick ‘s Day, Halloween, Dia da Independência, Dia de Ação de Graças e Valentine’ s Day, e, no curso de espanhol, o Dia de Los Muertos.
Discurso em inglês
Em setembro de 2024, à frente de autoridades de nações de todo o mundo, a jovem Camila Lima, 18 anos, discursou, em inglês, sobre a educação pública e a importância do ensino de língua estrangeira de forma gratuita.
Estudante de inglês do Núcleo de Línguas Estrangeiras, no Jacintinho, desde fevereiro de 2023, Camila foi uma das pessoas que participaram da abertura da reunião ministerial do G20 em Maceió, no hotel Ritz Lagoa da Anta.
Planos futuros
O Núcleo de Línguas Estrangeiras foi criado em 1999, mas as atividades só foram iniciadas em 2000. A primeira sede foi inaugurada no bairro Jacintinho com a expansão das instalações, a partir de 2022, no Benedito Bentes e Poço. As aulas são gratuitas e os certificados são reconhecidos pela Semed.
A metodologia de ensino utiliza uma abordagem prática do idioma, atraindo estudantes de todas as idades. A iniciativa transforma vidas e proporciona mais qualificação à população maceioense.
“Hoje, no polo da Escola Municipal Cícera Lucimar de Sena Santos, só temos espanhol para os profissionais do turismo. Mas ano que vem abriremos mais 30 vagas para o curso de inglês à noite”, diz Jeferson Simons.
O coordenador explica que atualmente só há oferta de inglês nos pólos Benedito Bentes e Jacintinho, mas após uma reunião com a coordenação-geral do Núcleo de Línguas, foi definido que em 2025, no polo Poço, haverá também aula de inglês à noite. “Meu sonho é que, um dia, em cada bairro de Maceió tenha um Núcleo de Línguas Estrangeiras”, conclui.