Em Portugal, governador discutiu parcerias para combate à pobreza e para a gestão do Canal do Sertão
O governador Paulo Dantas se reuniu, nesta segunda-feira (04), com dirigentes de setores da Universidade de Lisboa para firmar parcerias nas áreas de agricultura familiar, engenharia de alimentos e gestão hídrica. O chefe do Executivo alagoano foi recebido pela assessora de Relações Internacionais da Universidade, Filomena Ferreira e pelos representantes do Gabinete de Sustentabilidade, Gabriel Londe, e do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Luís Goulão.
“Alagoas tem uma grande missão que é o combate à extrema pobreza. Atuamos em diversas áreas, mas entendemos que na área de agricultura familiar e na gestão do Canal do Sertão temos muito de conhecimento a trocar com a Universidade de Lisboa”, declarou o governador.
Filomena Ferreira agradeceu a visita e concordou que uma cooperação entre Lisboa e Alagoas deve gerar importantes frutos para todos. “Temos trabalhado bastante na perspectiva de oferecer um mundo melhor e já atuamos em Alagoas, por meio da Ufal. Iremos ao Estado em breve”, declarou.
Definidas as áreas de interesse, ficou acertado que uma proposta de Termo de Compromisso envolvendo a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Universidade de Lisboa será apresentada nos próximos dias.
De acordo com Luís Goulão, uma das principais áreas de atuação será a engenharia de alimento. “Podemos trabalhar bem o aproveitamento e processamento dos alimentos para o combate à fome, além da assistência técnica”, afirmou.
Participaram das discussões o secretário de Governo, Vitor Pereira, a secretária de Relações Internacionais, Caroline Balbino, a secretária da Primeira Infância e coordenadora do Alagoas Sem Fome, Paula Dantas, o presidente do ITEC, Cristiano Mendonça, e o vice-presidente da Casal, Paulo Mendonça.
Wendel Palhares