Obra entrou no PAC após gestão da Seinfra junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
O presidente Lula participa amanhã, juntamente com o governador Paulo Dantas, da assinatura da ordem de serviço do Trecho 5 do Canal do Sertão. A inclusão do trecho no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi possível graças ao trabalho dos técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que mantiveram contato constante com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
O trabalho da Seinfra permitiu a manutenção da licitação, não gerando mais custos ao Estado e garantindo a assinatura do convênio e da ordem de serviço para iniciar as obras de mais um trecho da maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas.
“Essa obra é uma das promessas do governador Paulo Dantas. Aliado a isso, o ex-secretário Rui Palmeira montou uma equipe técnica, não só para as obras hídricas, mas para todas as que envolvem a participação da Seinfra. Agora, estamos colhendo os frutos, Como a entrada não só do Canal do Sertão como também das 4 mil residências aprovadas no Minha Casa, Minha Vida”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Gustavo Torres.
“Importante lembrar a atuação do ministro Renan Filho e de toda a bancada da base governista de Alagoas em Brasília para o andamento das obras do Canal do Sertão, além da bancada do MDB, através do deputado Isnaldo Bulhões, que vem nos apoiando em outros projetos como o Minha Casa, Minha Vida, no estado”, lembrou o secretário.
PAC
Além do Trecho V do Canal do Sertão, Alagoas tem outras obras inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento, através da Seinfra. “Temos outros termos de compromisso com o Governo Federal, como a atualização dos projetos e estudos da Barragem M3, no Rio Canhoto, importante obra na zona da mata alagoana e que o senador Renan Calheiros ajudou a inserir no PAC, e também de um projeto para saneamento rural para o sertão”.
O Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano irá se estender do Km 123,4 ao Km 150, abastecendo as milhares de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores. “Conseguimos comprovar junto ao Governo Federal a necessidade de alocar recursos para o Trecho 5 do Canal do Sertão, uma obra importantíssima que vai mudar a realidade da região”, disse o secretário Gustavo Torres.
Quando estiver totalmente concluído, o Canal do Sertão terá 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca, beneficiando mais de 280 mil alagoanos.
Camylla Klévia e Afranio Aquino / Ascom Seinfra