O “Jornal de Alagoas”

Recebi do companheiro Luis Carlos Reis o seguinte e-mail :

Fazendo uma pesquisa na internet, sobre imprensa escrita em Alagoas,…verifica-se ser um vazio a existência de quase 100 anos do “Jornal de Alagoas”-(85)…a história da “Gazeta” é conhecida. Não sei se alguém tem dados sobre o “Diário de Alagoas” (Muniz, depois arrendado à Rubens Canuto), “Correio de Maceio”, vinculado ao Governo da época. O semanários, são muitos, criados por Nilton de Oliveira e muitos outros…cujos nomes (dos jornais) se perderão no esquecimento, a menos que alguém os registre.

Todavia, parabenizo esse site, e seu autor, texto histórico é de Jair Barbosa Pimentel, que aborda a historia de Alagoas…(abaixo) O “Jornal de Alagoas” teria nascido em 1918….como?

Infelizmente, os detalhes acerca daquele órgão de imprensa não estão presentes. Quem o criou, nas mãos de quem esteve, quando foi incorporado aos “Diários Associados etc…aquele prédio, da Conselheiro Lourenço de Albuquerque, deveria ter sido tombado e se tornado um museu. Isto, se já não foi abaixo…

Em tempo, embora tenha sido dos “Diários Associados” – rádio, nunca fui do jornal. Levanto o assunto por saber o celeiro de homens e idéias que ele foi e sua importância na história desse estado sem memória…

Luis Carlos Reis

 “O primeiro jornal impresso que surgiu em Alagoas, foi o Iris Alagoense, em 1831, em Maceió, que, ainda não capital da Província. Foi o primeiro passo para o avanço dessa área, com a criação de outros jornais, tanto em Maceió, como em Penedo, Marechal Deodoro e, depois: Viçosa, já na segunda metade do século XIX. Até mesmo nos engenhos, havia a preocupação com a cultura. No Bananal, do coronel Quintiliano Vital, em Viçosa, foi publicado o jornal O Camponês, com notícias envolvendo mais as atividades agrícolas. Seu primeiro número saiu exatamente no dia da Abolição da Escravidão. Seus editores não sabiam desse fato. A notícia chegou depois. O jornal mais antigo ainda em circulação (quinzenal), é O Semeador, da Arquidiocese de Maceió, fundado em 1913. O Jornal de Alagoas, circulou durante 85 anos, paralisando suas atividades em 1993.

 Atualmente o diário mais antigo é a Gazeta de Alagoas, da Organização Arnon de Mello, com 65 anos de existência e o de maior circulação no Estado.

 http://maisalagoas.uol.com.br/

Deixe um comentário