Reforma e ampliação da unidade judiciária teve início no final de abril de 2024, com recursos do Funjuris
O Fórum da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será reinaugurado, nesta sexta (10), às 10h, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho. A reforma e ampliação, iniciada no final de abril de 2024, contou com o investimento de R$ 14.342.634,80 de recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).
A estrutura metálica da cobertura do prédio antigo foi recuperada e todas as telhas velhas substituídas. Na fachada, foi realizada a troca de todas as esquadrias, colocado revestimento cerâmico em toda a fachada e construído um pórtico de entrada.
O estacionamento conta agora com nova pavimentação, agenciamento, sinalização vertical e horizontal e paisagismo. Foram instalados postes com iluminação de LED. Foi criado e murado um estacionamento exclusivo para magistrados e servidores, que conta com guarita. Também foram criadas rampas e vagas para pessoas com deficiência, motos e bicicletas.
Na área interna, as salas dos órgãos auxiliares da Justiça, OAB/AL, Ministério Público e Defensoria Pública, foram centralizadas e ampliadas. Foi criada uma brinquedoteca, sala de administração, lanchonete e espaço para corpo de guarda.
Os banheiros foram modernizados e ampliados, conforme as normas de acessibilidade. A sala técnica também foi ampliada. Para aumentar a segurança, foram instalados pórticos, detectores de metais e catracas. O Escritório Modelo da Ufal teve as salas e copa ampliadas. Foram trocados todo o mobiliário, forro, parte elétrica e lógica.
As varas também tiveram seus espaços ampliados, foram feitos novos banheiros para funcionários e copa. Foi criado um Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), com salas de Mediação, Conciliação, Coordenação, Secretaria e espera.
Houve mudança de toda rede elétrica, lógica, hidráulica, forro e luminárias. Foram instalados equipamentos de segurança contra incêndio e pânico, instaladas bancadas nas recepções das varas e piso tátil interno e externo, atendendo às normas de acessibilidade.
Foi criado ainda espaço multidisciplinar com salas de atendimento, recepção e apoio interdisciplinar; uma sala de reunião para necessidades do Fórum; e novas salas para Conselho Penitenciário e Conselho Comunitário.
A Vara de Execuções Penais passa a ter carceragem feminina e masculina, entrada exclusiva para a viatura policial, parlatório e sala de audiência maior.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br