Melhoramento genético: Seagri e Conafer realizaram mais de 280 protocolos de inseminação em bovinos

Mais Pecuária Brasil atendeu 65 produtores familiares de gado de corte e de leite

Os produtores familiares estão ganhando mais acesso à genética de ponta para melhorar o rebanho. Em Alagoas, já foram 286 protocolos de inseminação em tempo fixo (IATFs) realizados do Mais Pecuária Brasil, atendendo 65 criadores de gado de corte e de leite no estado em quatro municípios. Somente em 2024, foram iniciados 108 protocolos nos municípios de Major Izidoro e Poço das Trincheiras.

O programa é executado no acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), desde 2023, sem nenhum custo ao produtor.

O objetivo é democratizar o melhoramento genético do rebanho de agricultores familiares com uso de biotecnologia que não é acessível a muitos produtores. Eles passam a ter acesso a sêmen de reprodutores provados em centrais de inseminação, viabilizadas pela Conafer.

Em Major Izidoro, na Fazenda Lagoa da Pedra, o produtor João Miguel da Silva foi atendido no primeiro ano da execução do programa Mais Pecuária Brasil e já ganhou dois bezerros na primeira safra, sendo um macho e uma fêmea, e já está preparando novas novilhas para participar do Mais Pecuária Brasil neste ano.

“Depois que eu entrei nesse programa, a criação mudou e a genética do gado mudou também. Já tenho um bezerro nascido e a genética deles é totalmente mudada. A previsão é crescer, melhorar nosso rebanho e a reprodução desse gado vai ser dobrada. O programa ajuda a gente porque quanto melhor a genética, mais renda gera para a propriedade”, acredita.

A IATF é uma técnica onde é determinado o dia e horário que um lote de fêmeas será inseminado. Esse manejo irá sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas por meio da administração de medicamentos em dias predeterminados. Os protocolos de inseminação são realizados, mas o prosseguimento da prenhez depende do manejo do próprio produtor na fazenda.

As Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais, Cooperativas e Associações que tiverem interesse em participar do Mais Pecuária Brasil e levar melhoramento genético, através da biotecnologia de IATF, para os pequenos produtores podem entrar em contato com a Seagri através do WhatsApp da SUPDA, pelo número (82) 98883-7562 ou pelo e-mail supda@agricultura.al.gov.br.

 

Tatiane Bastos / Ascom Seagri

Deixe um comentário