Maceió recebe no próximo sábado (15), a edição 2022 do Duelo de MC’s Nacional, a maior competição de batalhas de rimas do mundo e que é considerada o campeonato brasileiro de freestyle rap. A disputa que pela primeira vez, em seus 10 anos de existência, conta com representantes de todos os estados do Brasil, desembarca na capital alagoana para realizar a grande final estadual, que vai reunir alguns dos maiores nomes do rap improvisado em Alagoas, na atualidade.
O evento que acontece na Praça Deodoro, Centro de Maceió, a partir da 15h, é aberto ao público e irá receber a participação de 16 Mc’s que garantiram vaga na final alagoana depois da realização de 16 etapas seletivas que aconteceram em batalhas de rima locais em cidades como: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Rio Largo.
Agora é chegada a hora de conhecer o campeão ou a campeã local que irá participar da disputa na última etapa da competição que se encerra no mês de dezembro, com a grande final nacional realizada em Belo Horizonte (MG), pelo coletivo mineiro de hip hop, Família de Rua, idealizador e produtor de toda a competição.
Por intermédio do coletivo Nois Q Faiz, responsável pela produção local da competição, as batalhas seletivas que aconteceram ao longo deste ano, contaram com a participação de aproximadamente 100 MC’s em 4 meses de disputa.
De acordo com Diego Verdino, integrante do Coletivo Nois Q Faiz e realizador da Batalha Marginal, a mais antiga e ainda em atividade aqui no estado, o rap de improviso em Alagoas está cada vez mais forte e representativo, e ter o estado mais uma vez chegando forte na disputa do Duelo de Mc’s Nacional, é uma prova da sua constatação.
“O Duelo de MC’s Nacional 2022 fomenta uma rede muito forte de fazedores e fazedoras de hip hop em todo o país! Eu como realizador da Batalha Marginal, tenho grande satisfação em somar nesse intercâmbio, que desde 2015 nos aproximou e nos incentiva a fazer sempre o trabalho mais profissional possível, o que naturalmente acaba refletindo na profissionalização de toda a cena de batalhas do estado. Mesmo com as limitações e dificuldades que aparecem no caminho, a cada ano da disputa, o nível é mais alto!”, afirmou.
Para ele as batalhas estão acontecendo num ritmo muito bom, o que ganha força por meio da organização coletiva e humana, já que as batalhas são momentos e ambientes de aglomeração e a pandemia tem forçando diversas áreas a reestruturar suas ações, como é o caso da classe artística, que sentiu forte – e ainda vem sentindo – as consequências sociais do COVID 19.
“As batalhas de rimas são espaços orgânicos e muito importantes na formação do
senso crítico de parte ativa da juventude periférica e suburbana no Brasil. Em Alagoas não é diferente. A volta da disputa presencial no maior e mais simbólico evento de freestyle rap do país, além de contribuir para uma aproximação social nesse início de pós pandemia, valoriza e é muito importante para cada realizador que está diariamente trabalhando nos seus estados”, concluiu.
Coletivo Nois Q Faiz
REDES SOCIAIS
Batalha Marginal
@batalhamarginal.al
Nois Q Faiz
@noisqfaiz
Duelo de MCs Nacional
@duelonacional
Família de Rua
@familia_de_rua
Serviço:
Duelo de MCs Nacional 2022 – Final Alagoana
Dia 15 de outubro, às 15h, na Praça Deodoro, Centro, Maceió
Assessoria de Imprensa Keka Rabelo – 55 82 98849 2085