Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) foi o primeiro a promover a Feirinha que reúne mais de 320 famílias atípicas empreendedoras
Foi sancionada pelo governo de Alagoas a Lei 9.415 que incluiu a Semana da Feira das Famílias Atípicas no calendário oficial de eventos do estado. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) foi o primeiro a promover a Feirinha que reúne mais de 320 famílias atípicas empreendedoras.
A iniciativa tem o objetivo de trazer mais visibilidade para a feira promovida pelas famílias atípicas empreendedoras.
Luana Rodrigues é mãe atípica integrante do projeto da Feirinha. Ela não conseguiu conter a alegria e emoção com a publicação da lei. Ela ressaltou a parceria com o TJAL e enfatizou que o Judiciário alagoano foi o primeiro órgão do estado a abraçar essa causa.
“Nós batemos em muitas portas e foi o Tribunal de Justiça de Alagoas que abriu as primeiras para nós. Ter nosso projeto acolhido é motivo de muita emoção”.
Ela ainda ressaltou que as demandas com crianças atípicas são muitas e por isso, ter a feira no calendário do estado e chegar, inclusive, no interior, vai ajudar muito cada família do projeto.
“Temos muitas demandas com terapias e também temos que alimentar, vestir, proporcionar uma vida confortável aos nossos filhos e muitas vezes não conseguimos. Essa lei vem pra nos dar esperança de um futuro melhor”, disse.
O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou que o Judiciário vem realizando diversas ações para estar mais próximo da sociedade e a Feirinha Atípica é uma delas.
“O tribunal tem buscado ir ao encontro da sociedade e essa feirinha é fantástica pois promove uma inclusão social e essas famílias estão se sentindo partícipes da sociedade. Tudo começa por Deus, para que possamos ter um norte para errarmos menos e fazermos mais”.
A assessora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) destacou o fortalecimento que o TJAL sempre deu a essas famílias.
“O Judiciário alagoano foi o primeiro que trouxe a Feirinha, e aí com isso, outros tribunais, como o TRT, passaram a realizar essa ação. Isso é muito importante, porque mostra que o TJAL tem abraçado essas causas, principalmente das famílias atípicas”.
Em 2025, outras feirinhas já estão previstas para acontecerem no TJAL.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br