Conheci pessoalmente Juvenal Machado no programa A Verdade Agora, hoje à tarde na Rádio Gazeta de Alagoas, e não me esquivei quando o companheiro Rogério Rogério permitiu que mostrasse minha opinião sobre o grande campeão brasileiro de turfe. As famosas provas do turfe brasileiro foram vencidas pelo Juvenal, um alagoano de Delmiro Gouveia e que hoje reside em sua cidade natal no sertão alagoano.
“Lá vem o Juvenal” é o documentário apresentado no Rio de Janeiro, em São Paulo e agora em Maceió. O Juvenal merece muitas homenagens pelas milhares de corridas que venceu ao longo de sua sua carreira, mas nem assim perdeu a personalidade de um homem simples, educado, um campeão que entrou para a história do turfe nacional e internacional.
Disse ao Rogério Costa que era a entrevista que gostaria de fazer. Lembrei do dia que conheci Dida, nos seus últimos anos de vida, quando entrevistei Pelé e de outras personalidades e fatos marcantes que vivi no jornalismo. Falei sobre Juvenal Machado sem nunca ter ido a uma corrida de cavalo, mas a admiração por esse ídolo vivo do esporte brasileiro é muito grande.
Lembro quando era plantão esportivo, lendo os jornais do Rio de Janeiro, que muitas vezes mostrava matérias de páginas inteiras sobre Juvenal Machado aos meus colegas do rádio, relatando que alí estava um alagoano que brilhava no turfe, um esporte aristocrático.
Parabéns Juvenal, você é um vencedor.