O Poder Judiciário de Alagoas recebe uma equipe da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre esta segunda (30) e a quarta-feira (1), para uma inspeção que visitará 45 unidades administrativas e judiciais, na Capital e no interior.
A abertura dos trabalhos ocorreu em solenidade no Plenário da Corte, nesta segunda-feira. O desembargador Carlos Vieira Von Adamek, coordenador da inspeção, ressaltou que a atividade é rotineira.
“O CNJ visita todos os tribunais do País, a cada dois anos, para colher boas práticas, que serão disseminadas aos demais, e também verificar eventuais inconsistências e propor correções. Não é possível fazer em todas as unidades do tribunal, então é feito por amostragem, a partir dos números que nos são fornecidos pelo próprio Tribunal”, esclareceu Adamek.
O presidente do TJAL, Klever Rêgo Loureiro garante que o Tribunal está preparado para fornecer todas as informações requisitadas pelo CNJ, e enfatizou o empenho para dar transparência à gestão.
“A inspeção vem para moldar ainda mais a administração, porque muitas vezes algum setor, talvez por desconhecimento, pode praticar algum ato, não ilícito, mas que não seja adequado para a administração, e o CNJ vem para orientar”, afirmou Loureiro.
A Corregedoria-geral da Justiça de Alagoas estará à disposição da Corregedoria Nacional durante o período, garante o corregedor Fábio José Bittencourt Araújo. “As inspeções ocorrem em todo o Brasil e sempre vem olhar boas práticas dos tribunais locais, bem como indicar outras boas práticas, e o que devemos fazer para melhorar a prestação jurisdicional. É sempre bom recebê-las”.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL – IN
imprensa@tjal.jus.br