Cerca de 140 adolescentes participam dentro projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem buscando a capacitação de cerca de 140 jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) através da parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Semanalmente são ofertadas oficinas, que contribuíram na qualificação dos adolescentes, na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), no Tabuleiro do Martins.
Quatro oficinas estão sendo ofertadas nessa capacitação: identidade, condutas éticas, concepção do trabalho, e planejamento. Esses jovens receberão um certificado de participação e estarão um passo à frente no mercado de trabalho, como conta a coordenadora-geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Danielle Oliveira.
“Essa parceria com o CIEE vem oferecendo essas oficinas preparatórias para os jovens do Serviço de Convivência e esse momento tem sido de muita importância, pois dá uma perspectiva de futuro e deixa o jovem melhor preparado para o mercado de trabalho. Então vemos isso como uma grande oportunidade para eles. Vejo, diariamente, que eles ficam empolgados e animados. Esperamos que, no fim desse processo, muitos deles sejam encaminhados para postos de trabalhos”, ressaltou a coordenadora.
Um dos participantes é o Carlos Eduardo, de 15 anos. Morador do Vergel do Lago, ele conta que o que mais chamou a atenção dele na capacitação é a forma de aprendizado e de se relacionar com as pessoas.
“As atividades têm sido muito boas, ao se relacionar com os companheiros a gente aprende um próspero futuro. Também é importante dizer que os ensinamentos passados pela tutora nos ajudam em diversos aspectos da vida e já vemos esse futuro iniciando com um cargo de jovem aprendiz”, revelou Carlos.
É o caso também da jovem Maria Eduarda, de 14 anos, que vê a capacitação como oportunidade para conhecer melhor o mercado de trabalho. “Estou gostando bastante dessa qualificação, temos várias atividades legais e que nos ajudam a conhecer o mercado de trabalho”, comentou a estudante.
Em Maceió, 16 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos funcionam diariamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em outras unidades. São mais de 1800 crianças e adolescentes atendidas nessas unidades que visam prevenir vulnerabilidades sociais e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Luiz Felipe Pimentel (estagiário) / Ascom Semas