O Instituto de Identificação de Alagoas retomou hoje (12), a realização de ações itinerantes por todo o Estado. A primeira instituição a ser contemplada com o serviço público foi a Casa do Pobre Santo Antônio, unida à Sociedade de São Vicente de Paul e que integra a Rede Socioassistencial do município de União dos Palmares.
O serviço estava temporariamente suspenso devido a pandemia do novo coronavírus Covid-19. Esse tipo de atividade foi retomada agora, após o órgão adequar suas atividades externas de atendimento ao público, respeitando o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado, criado pelo governo de Alagoas.
Durante dois dias, hoje e amanhã (13), a entidade filantrópica criada em 1954 receberá a equipe do Instituto de Identificação que irá renovar as carteiras de Identificação de 47 idosos que vivem no lar. Os 25 funcionários que convivem diariamente com os idosos no abrigo também serão contemplados com o serviço.
O superintendente do Instituto de Identificação Anizão Amorim, explicou que hoje está sendo um dia muito especial para o Instituto de Identificação de Alagoas, porque marca o retorno de ações itinerantes. Outro fato marcante, é que essa foi a primeira ação itinerante que atendeu uma Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI).
“O Instituto de Identificação tem entre suas premissas, garantir a todo cidadão alagoano, ou que reside no Estado, a emissão do RG. Estamos muito felizes em retomar com esse tipo de atividade com um público muito tão especial, pessoas idosas, que não teriam condições de se locomover até um posto, mas que precisam do documento para ter acesso a outros serviços públicos”, afirmou superintendente.
Novo Projeto
O superintendente Anizão Amorim, destacou que já está preparando com a equipe do Instituto de Identificação, um novo projeto para a equipe itinerante do órgão. A ideia é levar o serviço de emissão de carteiras de identidades para municípios que não possuem um posto do Instituto de Identificação.
Texto de Aarão José