Reunião aconteceu na tarde dessa terça-feira
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram, nessa terça-feira, 27. Na oportunidade, a Sesau apresentou os resultados do plano emergencial de oncologia ao Defensor Público e Coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, Ricardo Melro.
Além disso, durante o encontro, o Defensor Público apontou a necessidade da criação de um hospital de retaguarda em oncologia. A proposta pretende otimizar o fluxo de atendimento, permitindo que pacientes, após procedimentos oncológicos nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) – Santa Casa e HU, possam ser transferidos para este hospital.
Isso, de acordo com o Defensor Público Ricardo Melro, possibilitaria uma maior rotatividade de vagas, evitando que as pessoas permaneçam por longos períodos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Geral do Estado (HGE) sem tratamento.
A Defensoria Pública apontou, ainda, a necessidade de fortalecimento na fiscalização do sistema, destacando a responsabilidade do município, pois ele credencia os CACONs e deve fiscalizá-los efetivamente. Foi relatado, ainda, que no momento serviços de tratamentos relacionados a tumores ortopédicos e à neuro-oncologia estão suspensos em Alagoas. A Defensoria Pública abriu procedimento para tentar regularizar tais serviços.