Histórias do futebol – O jogo do xaxado

Em pé: Neu, Bemvindo, Dengoso, Mogi, Dudu e Zanélio. Agachados:  Biu Cabecinha, Cão, Edgar, Géo e Oscarzinho. (www.museudosesportes.com.br)
Em pé: Neu, Bemvindo, Dengoso, Mogi, Dudu e Zanélio. Agachados: Biu Cabecinha, Cão, Edgar, Géo e Oscarzinho. (www.museudosesportes.com.br)

O jogo do Xaxado foi um dos que mais emocionou a torcida azulina. Não somente pelo resultado de 4×0, mas pelo passeio que o clube deu no seu tradicional adversário, o CRB. Xaxado é música, ritmo. Na época, 10 de setembro de 1952, era a musica do momento das paradas de sucesso. Todo o Brasil dançava o xaxado com Luiz Gonzaga. E naquela tarde, no campo da Pajuçara, os jogadores do CRB dançaram o xaxado no ritmo azulino.

Foi um baile, um olé. Jamais se pensou em desrespeitar o adversário, mas era gostoso observar a bola de pé em pé com os alvirrubros na roda. Como ninguém se lembrava do jogo da Sofia (CRB 6 x CSA O), o marcador ficou mesmo nos 4×0. Havia condições para superar os 6×0, entretanto, os jogadores do CSA preferiram os dribles espetaculares, as jogadas de alto efeito técnico, com a torcida azulina batendo palmas e gritando, ritmicamente, a palavra xaxado. Muitos gols foram perdidos. Dida depois de driblar toda a defesa do CRB, inclusive o goleiro Levino, quase na linha de gol, preferiu voltar e passar a bola para um companheiro. Oscarzinho também esteve para marcar e terminou sentando na bola. Neste lance, o juiz parou o jogo e advertiu o jogador azulino por desrespeitar o adversário. Mas, louve-se a disciplina dos atletas do CRB. Aceitaram o show dos azulinos sem apelar para a violência. Naquela tarde, a torcida assistiu a uma memorável exibição de futebol. Até hoje não houve nenhuma igual. Pior para o CRB que jogava para comemorar mais um aniversário de sua história.

Data: 16.09.1952 – CSA 4 x CRB 0

Juiz: Waldomiro Brêda

Primeiro tempo: CSA 2×0, gols de Edgar e Dengoso

Segundo tempo: CSA 4×0, gols de Dengoso e Edgar

Local: Pajuçara

CSA: Almir, Bem e Arestides, Oscarzinho, Zanélio e Neu, Napoleão (Ié), Biu Cabecinha, Dida, Dengoso e Edgar (Bemvindo).

CRB: Levino (Luiz), Helio Ramires (Ferrari) e Miguel Rosas, Netinho, Castanha e Moura, Sansão, Arroxelas (Santa Rita), Dario, Mourão (Zé Cicero) e Zeca.

 

Fonte : www.museudosesportes.com.br

Deixe um comentário