Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade de Três Corações em, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Jogou em apenas dois clubes. No Santos, de 1956 a 1974 e no Cosmos de New York, de 1975 a 1980.
Pelé é o mais festejado e homenageado desportista em todo mundo. Mesmo depois de deixar o futebol, ele é recebido por Reis e Rainhas e continua na crista da onda. Seu nome é uma legenda que corre o mundo.
Depois de atuar em equipes amadoras, entre eles o Baquinho, foi observado por Waldemar de Brito que se encantou com seu futebol e o levou para o Clube Atlético Baurú. Aos 15 anos, o mesmo Waldemar de Brito o levou para o Santos. Seu primeiro jogo com a camisa do clube da Vila Belmiro aconteceu no dia 7 de setembro de 1956. Pelé substituiu Del Vechhio e fez o sexto gol do Santos na goleada de 7×1 contra o Corinthians de Santo André. No ano seguinte era convocado pela primeira vez para jogar na seleção brasileira com o técnico Sylvio Pirilo. Seu primeiro jogo foi contra a Argentina em disputa da Copa Rocca no maracanã. Jogo realizado no dia 7 de julho e o Brasil perdeu de 2×1. Pelé fez o gol brasileiro.
Pelé disputou quatro Copas do Mundo. A primeira em 1958. Depois, 1962. 1966 e 1970. Ganhou três. Perdeu apenas a de 1966. Sua despedida com a camisa do Brasil aconteceu em 1971, no maracanã, contra a Iugoslávia com o marcador de 2×2, sem gol de Pelé.
Pelé foi, para muitos, o maior gênio que o futebol produziu. Ele fez o modesto Santos ser conhecido no mundo inteiro. Ajudado por outros dez companheiros, transformou o clube da Vila Belmiro no maior clube do mundo nos anos sessenta. Os números de Pelé na história do futebol são impressionantes. Onze vezes artilheiros dos campeonatos paulistas. Conquistou onze títulos estaduais. Cinco Taças Brasil. Dois Mundiais Interclubes. Duas Libertadoras. Três mundiais de seleções. E um campeonato americano. Marcou 1.279 gols e foi eleito o Atleta do Século em 1980 por cronistas do mundo inteiro.