CSA 2 x0 CRB
Decisão do segundo turno de 1979
O jogo foi realizado no Trapichão no dia 3 de julho de 1979. O CSA mesmo precisando de um empate, foi um time extremamente ofensivo durante todo o primeiro tempo quando assegurou sua vitória ganhando do CRB por 2×0 com gols de Ezio e Gilmar que garantiram o titulo do segundo turno da temporada de 1979. O arbitro foi o carioca Walquir Pimentel auxiliado por Sebastião Canuto e Antônio Moraes. Arrecadação foi surpreendente pôr se tratar de uma noite chuvosa e no meio da semana. Para 19.402 torcedores se arrecadou 717.990 cruzeiros.
A torcida azulina aplaudiu seu time pela disposição apresentada em todo seu primeiro tempo. Seu jogo ofensivo permitiu que o CRB pudesse sair de sua defesa em perigosos contra ataques, chegando mesmo a perder boas chances de gol até o momento em que o CSA abriu a contagem. O ponteiro azulino Ezio atraia o zagueiro Galba fazendo com que a defesa do CRB deixasse espaços para os atacantes do CSA ameaçar a meta de César. E nessas jogadas, Ezio passou por Galba cruzou para Gilmar que chegou atrasado e Enio, livre, chutou para fora. Logo depois, o mesmo Ezio fez sensacional jogada encobriu a defesa alvirubra e, Gilmar sozinho, chutou para uma grande defesa de César. E o primeiro gol somente saiu aos 25 minutos. Uma descida de Alberto pela direita, um cruzamento, uma falha da defesa do CRB e um gol de Ezio que chutou rasteiro e com violência. Apesar de dominar, o CSA somente marcou seu segundo gol aos 42 minutos. Nova jogada de Ezio, o principal jogador da partida, que entregou livre para Gilmar diante da meta alvi rubra. O atacante apenas encobriu o goleiro César e selou a sorte do jogo: 2×0 para o CSA.
Com a modificação de Carlinhos no lugar de Genilson, passando Flávio para o meio da área e Enéas substituindo Nau, o CRB voltou para o segundo tempo totalmente modificado. O CSA não esperava essa mudança e sentiu a pressão do CRB. Com 2×0 no marcador e jogando pelo empate, os azulinos procuraram administrar o resultado. Com isso, o CRB dominou o segundo tempo, atacou mais e não soube aproveitar às oportunidades que surgiram. O CSA bloqueou bem os ataques do CRB e se aproveitando do nervosismo dos alvirubros.
O CSA venceu com Samuel. Alberto (Zezinho). Zé Luiz. Beto e Evaristo. Alex. Gilmar e Luis Carlos. Enio Oliveira (Jorginho). Peu e Ezio.
O CRB perdeu com César. Galba. Genilson (Carlinhos). Marcus e Flávio. Deco. Mundinho e Patinha. Touro. Alberto e Nau (Enéas).