Das 400 bolsas de sangue que são necessárias para atender a demanda transfusional o hemocentro dispõe de 238
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta quinta-feira (18), coleta externa de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe, das 9h às 16h. A ação visa estabilizar o estoque do órgão, que deveria dispor de no mínimo 400 bolsas de sangue, mas conta com apenas 238, o que corresponde a apenas 59,5% do percentual necessário.
Para se ter ideia, das quatro tipagens negativas, todas estão com estoque crítico, uma vez que a A Negativa conta com cinco bolsas e a B Negativa está zerada. A AB Negativa dispõe de apenas uma bolsa e a O Negativa de seis, conforme relatório emitido pelo Núcleo de Dispensação do Hemoal.
“Por isso apelamos aos alagoanos para que possam comparecer aos nossos postos de coleta na capital e no interior e se candidatem à doação voluntária de sangue. Só por meio deste gesto voluntário, iremos conseguir estabilizar nosso estoque e atender a todas as maternidades e hospitais que atendem usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, salientou.
Critérios
Para doar sangue é necessário seguir, no entanto, os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de ter boa saúde, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto.
O candidato à doação de sangue também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade. E caso tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue é vetada por um ano.
É obrigatório, ainda conforme o MS, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue. Já o consumo de bebidas alcoólicas fica proibido nas 24 horas que antecedem o dia do comparecimento ao Hemoal.
Josenildo Törres – Ascom Sesau