Ilustres alagoanos como Djavan, Cacá Diegues, Ledo Ivo e Hermeto Pascoal serão condecorados.
Lucas Lisboa (estagiário)
Dez personalidades serão contempladas com a medalha por suas exemplares atitudes e procedimentos na vida pública e pessoal e ainda pela contribuição no processo de consolidação da democracia social no país.
Serão agraciados: o cineasta Cacá Diegues; o compositor arranjador e instrumentista, natural do município de Lagoa da Canoa, Hermeto Pascoal; Ledo Ivo, jornalista, poeta e Imortal da Academia Brasileira de Letras; Francisco Augusto Carlos, superintendente da Receita Federal em Alagoas; o professor e escritor José Hermógenes de Andrade Filho.
A lista ainda segue com os nomes de Humberto Eustáquio Soares, ministro do Supremo Tribunal de Justiça; o cantor e compositor Djavan; a psicóloga Viviane Senna — agraciada com a Medalha por conta de seus trabalhos à frente do Instituto Ayrton Senna; o engenheiro mecânico eletricista, Cândido Ribeiro Toledo, um dos responsáveis pela criação do Programa do Álcool (Proálcool) no Brasil; e a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Elizabeth Carvalho.
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também receberá a Medalha do Mérito da República Deodoro da Fonseca que lhe foi concedida no ano de 2008. Como o governador mineiro não pôde comparecer a cerimônia realizada no ano passado, receberá a honraria junto com os agraciados em 2009.