Ações externas têm como objetivo facilitar o acesso dos voluntários alagoanos à prática da doação voluntária
Facilitar o acesso dos voluntários alagoanos que desejam doar sangue. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas itinerantes no interior do estado, nesta terça-feira (28). Para isso, uma equipe volante do Hemoal estará no município de Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Paralelamente, outra equipe atenderá candidatos à doação de sangue em Coruripe, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), no horário das 9h às 16h. Além de ter boa saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade, para doar sangue é necessário pesar no mínimo 50 quilos e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto.
Ainda entre os critérios exigidos, os voluntários não devem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, ficam impedidos de doar sangue pelo período de um ano. Os candidatos à doação de sangue também devem estar alimentados, evitando alimentos gordurosos, e não podem ter ingerido bebidas alcoólicas.
Josenildo Törres / Ascom Sesau