Informa :
–CESMAC atinge a marca de 103 bolsas de pesquisa
– Famílias de Murici são alojadas em acampamentos provisórios
– Fórum Gestão Pública Responsável
CESMAC atinge a marca de 103 bolsas de pesquisa
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ampliou o número de bolsas de pesquisa concedidas ao Centro Universitário CESMAC, por meio do Núcleo de Programas de Pesquisas (NPP) da IES. A partir de agora, serão 16 projetos aprovados, que terão vigência no período de 01 de agosto de 2010 a 31 de julho de 2011. Com isso, a Instituição atingiu a marca expressiva de 103 bolsas de estudo. Atualmente, são ofertadas 72 pela IES, através do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), 15 pela Fundação de Amparo à do Estado de Alagoas (FAPEAL), e as 16 do CNPq. Essas bolas são extensivas a alunos e professores orientadores.
Famílias de Murici são alojadas em acampamentos provisórios
As primeiras 35 famílias que estavam alojadas em galpões às margens da BR 104, no município de Murici, já estão instaladas em acampamentos provisórios em barracas montadas pela Defesa Civil de Alagoas ao lado do estádio de futebol José Gomes da Costa.
A transferência das famílias foi decidida em comum acordo entre o governo de Alagoas, por meio do Programa da Reconstrução, a prefeitura de Murici, Defesa civil e o Ministério Público estadual.
A operação mobilizou o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Exército Brasileiro, bem como técnicos da Vigilância Sanitária, Secretaria da Infraestrutura, da Assistência Social, Abin e servidores da prefeitura de Murici.
“É um dia importante para o governo e para as famílias que foram atingidas pelas enchentes e que estavam em abrigos coletivos. A partir de agora cada famílias passa ter seu espaço individual até que sejam entregues as novas casas”, afirmou o coordenador do Programa da Reconstrução Luiz Otávio que acompanhou de perto a transferência das primeiras famílias.
Para Maria José da Silva, que tem uma família de sete pessoas, a barraca vai facilitar a rotina de todos porque é um espaço mais tranqüilo e maior. “É bem mais seguro e vou ter um espaço para meus filhos”.
Mãe de cinco filhos, Lucineide Gama ficou mais aliviada e já pensa na casa nova que vai ganhar do governo. “Só assim posso acomodar meus filhos com mais espaço”.
O novo acampamento provisório conta com barracas de 37 metros quadrados e dispõe, ainda, de refeitório, banheiros, cozinha, água e energia elétrica.
—
Ronaldo Lima, jornalista.
9904-8121 / 8882-8378
Fórum Gestão Pública Responsável
No próximo dia 20, a partir das 08.00hs, será realizado no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá, o Fórum Gestão Pública Responsável, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, com apoio do Promoex, com o objetivo de aproximação maior da instituição com a sociedade, além de proporcionar aos seus jurisdicionados maiores conhecimentos sobre a atuação do TCE/AL.
O evento contará com palestra do Ministro Ubiratan Aguiar, presidente do Tribunal de Contas da União, sobre o tema “Construindo do Tribunal de Contas do Futuro”. Na parte da tarde, será a vez da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), através dos senhores Luiz Milton Veloso Costa, secretário Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, e de Bruno Cezar Almeida de Abreu, gerente de Monitoramento de Mercado, que falarão sobre “Compras Públicas”.
Da programação consta ainda a assinatura de contratos de cessão de computadores entre o TCE/AL e as prefeituras e câmaras municipais de Alagoas. A entrega oficial dos computadores será às 16 horas, quando do encerramento do evento.