Informa :
– Jorge VI reassume a Secretaria de Estado Adjunta do Esporte
– Teatro ao ar livre e campanha educativa invade centro de Maceió e alerta população sobre os riscos das drogas
– Antiógenes Marques de Lira é eleito para corregedor-geral do MPAntiógenes Marques de Lira é eleito para corregedor-geral do MPE
Jorge VI reassume a Secretaria de Estado Adjunta do Esporte
A secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em exercício, Maria do Socorro Figuerêdo de Andrade, na tarde desta quarta-feira (10), empossou em seu gabinete, o desportista Jorge VI como secretário de Estado Adjunto do Esporte, que havia se afastado do cargo para concorrer na última eleição.
Junto do secretário também foram empossados integrantes da equipe do esporte: Vânia Quintela, superintendente de Esporte e Desporte Escolar; Gilson Calheiros, gerente executivo de Esporte de Rendimento; Otávio Quadros, gerente executivo de Esportes Comunitários; e Genilson Sarmento, gerente executivo do Estádio Rei Pelé.
A secretária em exercício, Maria do Socorro deu as boas vindas a Jorge VI e aos outros empossados, dizendo que todos – da Educação e do Esporte, têm um compromisso muito grande com o governo Téo Vilela. “Na semana passada tivemos uma reunião de secretários com o governador e, nesse sentido o secretário Rogério Teófilo já nos pediu que quando retornar vai se reunir com todas as pessoas detentoras de cargos de comissão da SEE, quando pedirá um comprometimento dessas pessoas para que até o dia 10 de dezembro nós possamos dar respostas positivas ao governador”, informou Socorro.
O secretário Jorge VI agradeceu ao seu substituto Genilson Sarmento e a todos os integrantes de sua equipe que souberam honrar e deram continuidade com muita garra aos trabalhos na secretaria. “Porque o esporte é isso mesmo, garra e determinação. Agora, com os que ficam vamos procurar levar em frente nossos projetos. Continuo entendendo que o esporte é uma importante ferramenta que nós temos para promover a inclusão social e combater a criminalidade e o uso das drogas”, ressaltou.
Jorge VI exemplificou que uma simples bola de futebol consegue-se aglutinar umas 30 pessoas ocupando-as com uma atividade sadia. Lembrou que vai batalhar para colocar em prática o projeto Esporte 24 horas – para utilizar espaços como o Cepa, no Farol, e beneficiar aquelas comunidades vizinhas. Segundo ele a filosofia do projeto “é ocupar os desocupados e cansar os descansados, incluindo e oferecendo atividades sadias que os afaste das coisas ruins”.
No Desporto Escolar, o secretário ressaltou que vai buscar promover maior celeridade nos processo e avançar nas ações. “Somos conscientes de que precisamos fazer muito mais. O próprio governador está exigindo da gente maior dinamismo nesta área”.
Estádio Vivo – Jorge VI lembrou também que vai voltar a buscar meios de consolidação do projeto ‘Estádio Vivo’, para tornar o Rei Pelé num espaço auto-sustentável. Reafirmando que Alagoas, como um estado pobre, não pode se dar ao luxo de manter um espaço daquele, com despesas mensais de mais R$ 100 mil aos cofres públicos, só servindo para jogos de futebol em tempos de campeonatos.
“Então, pretendemos criar uma Central das Federações, aglutinando todas as instituições esportivas devidamente registradas e legalizadas num único e moderno espaço. Usar as áreas ociosas no entorno do estádio que podem ter construídas quadras de futebol de areia e de salão, piscinas, pista de atletismo, salas para esportes de solo. “Na frente para o HGE podemos planejar um mini shopping e estacionamento rotativo para os funcionários, estudantes e usuários da unidade hospitalar. São muitas as utilidades que podemos ter e transformar aquele espaço em um verdadeiro ‘Estádio Vivo’”, relatou o secretário.
Jorge VI alertou que nestes próximos anos o Brasil vai receber muitos eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014; as Olimpíadas de 2016; os Jogos Paraolímpicos Mundiais e os Jogos Militares Mundiais. “Tudo isso representa muito para o esporte. “Além disso, queremos transformar Alagoas numa sub-sede para a Copa do Mundo. Para isso temos que estar com toda uma infraestrutura pronta. Temos que ter um grande centro de treinamento para o futebol, porque só o Estádio Rei Pelé não basta. Tudo vai depender de nós. E é um sonho do governador Teotonio Vilela”, conclui.
Teatro ao ar livre e campanha educativa invade centro de Maceió e alerta população sobre os riscos das drogas
De forma descontraída e irreverente a população do Centro de Maceió irá receber durante toda esta quinta-feira (11) orientações sobre os riscos que envolvem as pessoas envolvidas com as drogas. O evento faz parte das atividades em homenagem ao dia Municipal da Consciência realizada pela Câmara Municipal de Maceió através da iniciativa do vereador Marcelo Gouveia.
A ação acontece na Rua do Comércio esquina com a Rua do Livramento e contará com a apresentação de teatro ao ar livre, exibição de vídeos e distribuição de folders educativos.
O dia da Consciência Jovem foi instituído através da Lei nº 5.859/2009a referida comemoração dar-se-á anualmente no dia 10 de novembro. A lei é de autoria vereador Marcelo Gouveia e este é o primeiro ano que Maceió desenvolve ação em homenagem a data.
A celebração da data iniciou nesta quarta-feira (10), com uma audiência pública na Câmara Municipal de Maceió. Com o tema Drogas o mal do Século a solenidade reuniu jovens, conselheiros tutelares, representantes de comunidades de dependentes químicos, Ministério Público, Secretaria de Promoção da Paz e a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico.
Durante o evento inúmeras sugestões foram apresentadas para tentar minimizar o grave problema das drogas em Maceió. Entre as proposta chamou a atenção à indicação da estudante Fabiana Epifania que solicitou dos vereadores presentes que sejam autores de um Projeto de Indicação, ao governo estadual e municipal par que através das as secretarias de educação implantem em todas as escolas do Estado um Comitê permanente antidrogas, composto por estudantes, professores e representantes da comunidade local.
Segunda a estudante trabalhar Fabiana Epifania a prevenção com os jovens seria uma das maneiras mais eficiente para alertar para os riscos que as drogas causam na vida.
Já o delegado Valter Nascimento, da delegacia de repressão ao Narcotráfico alertou a todos para a gravidade do problema que segundo dados extraoficiais já apontam que Maceió tem cerca de 30 mil viciados em crack. “Temos hoje em Maceió verdadeiras cracolândias. Para acabar com o trafico temos que combater a causa. A questão das drogas não é apenas um problema de polícia é um problema social causado em sua maioria pela desestruturação da família, a exclusão social e a falta de perspectiva de futuro”, explicou o delegado.
Com um discurso firme o representante do Ministério Público, o promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa chamou a atenção do público, em sua maioria composto por jovens, para realidade que a droga leva. Com fotos e vídeo o promotor mostrou a angústia da vida em um presídio de Alagoas.
“A droga leva a três caminhos. Ao cemitério, a prisão e a internação em clínicas psiquiátricas. Hoje não estou aqui para falar de políticas públicas, estou aqui no dia da consciência jovem para alertar essa juventude para dizer não as drogas, pois elas são a responsável por a maioria dos crimes que hoje nos cerca. Por ela jovens matam, roubam, agridem e morrem”, falou o promotor.
O vereador Marcelo Gouveia propositor do debate se diz satisfeito com o resultado da audiência pública e irá protocolar na Casa um Projeto de Lei obrigando ao Município realizar anualmente, na semana da consciência jovem, ações voltadas para juventude em todas as escolas da rede municipal bem como a criação do Comitê antidrogas.
Calendário das ações
11/11 – Panfletagem no Centro de Maceió
12/11 – Doação de Sangue – (jovens)
13/11 – Tornei de futsal 8h às 12 – Ginásio Tenente Madalena – Cambona.
14/11 – Show Gospel beneficente (Ingresso 1k de alimento que será destinado a uma comunidade terapeuta de recuperação de dependentes Químicos) – Local: Master shows e Eventos – Rua Cabo Reis – Trapiche
Antiógenes Marques de Lira é eleito para corregedor-geral do MPE
Para mais informações sobre o MPE acesse o site www.mp.al.gov.br