Informa :
– GSA conquista segundo lugar em campeonato nacional
– Soldado da PM alagoana produz formulário para atuação da Polícia Comunitária
– TCE/AL vai ampliar e agilizar a fiscalização das contas públicas
– Comitê de Planejamento Estratégico abre inscrições
GSA conquista segundo lugar em campeonato nacional
Sd BM Thássia Santos
Sempre com muita garra, característica típica dos Guarda-Vidas (GV) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), os militares do Grupamento de Salvamento Aquático seguiram viagem para Bahia, onde, no período de 14 a 19 de setembro, ocorreram o X Campeonato e IX Simpósio Brasileiro, e o VII Campeonato Sul-americano de Salvamento Aquático; e trouxeram na bagagem a segunda colocação na categoria revezamento 04 por 25m (resgate com rescue na piscina), além de uma grande experiência.
Tenente Coronel João Henrique Medeiros, 1º Tenente Aluysio Wanderley, 2º Sargento Jailson Tavares, Soldado Mezak Braga e Soldado Aldemir Barros representaram a Corporação alagoana nos eventos realizados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), dos quais o CBMAL participa desde 2007. Os bombeiros competiram nas categorias: emprego do bote inflável, emprego da moto aquática, aquathlon, resgate com pranchão, com rescue no mar e na piscina, corrida de nadadeira, 50 metros individual, e revezamento 4 por 25m.
Segundo o 1º Tenente Aluysio, obter essa colocação em uma competição tão importante foi uma grande surpresa. “Apesar de não estarmos treinando para a prova e por termos que utilizar um equipamento não conhecido pelo CBMAL (manequim de 50 quilos como vítima), os conhecimentos adquiridos nos cursos promovidos pela Corporação fizeram com que a nossa equipe obtivesse êxito”, explicou.
Participaram do Campeonato, Guarda-Vidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, e Argentina, totalizando 240 participantes.
SIMPÓSIO BRASILEIRO
Além das competições, ocorreu o IX Simpósio Brasileiro, onde foram discutidos assuntos relevantes ao serviço de GV, como a implantação de cães na busca de cadáveres fora e dentro do ambiente aquático, legalidade do serviço, biosegurança, entre outros.
SER UM GUARDA-VIDAS
Bombeiro Militar há dezesseis anos, dos quais doze foram dedicados inteiramente ao serviço de Guarda-Vidas, o 2º Sargento Tavares sabe bem o que é arriscar sua vida para salvar a de outra pessoa. Sempre com os olhos atentos no mar, ele se lembra de uma expressão que resume o seu sentimento por ser um GV: “somos os braços de Deus, os anjos do mar”. Com inúmeros salvamentos no currículo, um jamais foi esquecido: duas crianças se afogando, uma com o pé preso num fio de pesca, outra tentando salvá-la; foram resgatadas por ele e por outro companheiro depois de muita dificuldade.
REFERÊNCIA NACIONAL
Para o Tenente Coronel Medeiros, essa conquista representa a evolução pela qual a instituição vem passando, com militares cada vez mais especialistas em suas áreas de atuação. Além de, atualmente, ser visto como uma referência nacional de centro formador de Guarda-Vidas. Com isso, a população pode ter certeza que, nas praias onde tiver GV ela está bem protegida, apesar de haver a necessidade de maiores investimentos em efetivo e equipamentos.
Sandro José Costa Cavalcante – Major BM/AL
CORPO de BOMBEIROS MILITAR de ALAGOAS
Chefe da Assessoria de Comunicação
Gab. do Cmdo Geral – CBMAL
Cel/Fun: 0xx82 8833 8921
Tel/Fax: 0xx82 3315 2841
E-mail: sandro.cavalcante@bombeiros.al.gov.br
Soldado da PM alagoana produz formulário para atuação da Polícia Comunitária
Um novo formulário produzido pelo soldado da Polícia Militar de Alagoas Edson Pinheiro dos Santos propõe uma reformulação do atual modelo de aproximação com a comunidade proposto pela filosofia de Polícia Comunitária. Composto de informações mais completas, que poderão ser utilizadas em operações de combate à criminalidade, em programas sociais, estudos de área e no acompanhamento mais preciso dos resultados, o formulário pretende alcançar de uma forma mais ampla a realidade social e estrutural de cada comunidade atendida.
O sargento Edson explica que o formulário utilizado atualmente para levantar dados se limita a poucas informações e não permite alcançar todos os dados de determinado local. “Para podermos fazer o projeto funcionar de verdade, e gerar resultados, temos que analisar critérios como qualidade de vida, cultura, educação, saúde, formação e necessidade dos moradores”, acentua.
“Em relação ao bairro no qual pretendemos instalar uma base comunitária, é necessário conhecer a sua história, sua representatividade, meios de sobrevivência e sustentabilidade, além da geografia e demografia”, completa. Segundo Edson, somente respeitando esses critérios, é possível traçar objetivos, metas e estratégias de ação, através de um cronograma de acompanhamento evolucional.
O novo modelo proposto pelo soldado Edson já existe na prática. Um pequeno laboratório do projeto já foi realizado em três ruas de União dos Palmares, município onde a Polícia Comunitária do 2º Batalhão atua. “O resultado saiu como esperávamos e já estamos definindo estratégias a partir desses dados. Alguns policiais já utilizam o novo formulário e outros estão sendo capacitados para utilizá-lo. A ideia é mostrar um exemplo que está dando certo aqui para as outras corporações que também vêem na Polícia Comunitária uma das formas mais eficazes de promover a Segurança Pública”, fundamenta.
Para o chefe do Núcleo de Polícia Comunitária da PM, major Antônio Casado, o formulário desenvolvido pelo soldado Edson será proposto às outras corporações e poderá se tornar referência nacional em Policiamento Comunitário.
TCE/AL vai ampliar e agilizar a fiscalização das contas públicas
O corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas foi convocado pelo Vice-Presidente do TCE/AL, o Conselheiro Otávio Lessa, para elaborar normas e procedimentos que deverão ampliar e agilizar a fiscalização das contas públicas. Todos os diretores do Tribunal já estão trabalhando para oferecer sua contribuição para as novidades que serão implantadas, em conjunto, pelas casas de contas de todo o País.
“Essa iniciativa faz parte do processo de modernização dos tribunais que, aqui em Alagoas, vem avançando com a adoção de novas práticas e tecnologias com o intuito de reforçar a transparência e a seriedade na aplicação dos recursos públicos, segundo os interesses da sociedade”, afirmou o Conselheiro Otávio Lessa, coordenador da unidade estadual do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros, o PROMOEX .
A convocação do Conselheiro foi acompanhada do repasse de orientações sobre as normas e procedimentos que estão em fase de discussão entre os tribunais de contas de todos os estados da federação e que deverão nivelar o Brasil com os países mais desenvolvidos do mundo no campo da fiscalização das contas pública. De acordo com a equipe responsável pela implantação dos trabalhos de auditoria, uma vez redefinidas e compatibilizadas, essas normas e procedimentos deverão estabelecer princípios básicos para a prática da auditoria governamental.
PADRÃO
Com essas mudanças, os tribunais pretendem assegurar um padrão mínimo de qualidade aos trabalhos, além de oferecer um modelo adequado para a execução das atividades envolvidas nessa área. “Os auditores governamentais terão, à sua disposição, instrumentos para garantir uma atuação competente, íntegra, objetiva e independente”, destacaram, ressaltando a futura condição de se avaliar o desempenho desses profissionais e incentivar a melhoria nos processos bem como a obtenção de resultados positivos na Gestão Pública.
Sob a coordenação de Bergson Mendonça, arquiteto e servidor efetivo do Tribunal, Paulo Mota e Geraldo Liberal estão responsáveis por um grupo de servidores que vêm sendo capacitados para entrar em uma era de atuação mais especializada, pedagógica e eficaz. Esse grupo já vem realizando experiências de auditoria operacional nas áreas de educação (em 2008) e saúde (em 2009), com base em normas e procedimentos mais claros e eficazes. “Isso inclui a utilização de meios eletrônicos que possibilitam a formação de uma rede e o intercâmbio de conhecimentos no âmbito nacional e internacional”, informou Geraldo Liberal.
SANEAMENTO
Para este ano (2010), o foco da fiscalização será a aplicação dos recursos públicos no saneamento.“Trata-se de uma exigência do Banco Mundial que condiciona o financiamento de programas de melhoria dos serviços públicos ao cumprimento dos acordos preestabelecidos”, explicou Liberal que, no mês passado, participou de um curso específico sobre Auditoria Operacional em Saneamento, em Brasília, juntamente com os outros dois técnicos: Bergson Vasconcelos e Paulo Mota.Foram as 16 horas desse treinamento intensivo que os três auditores resumiram para os cerca de 40 servidores do TCE/AL, mediante a convocação do Conselheiro Otávio Lessa.
Dentre estes, oito foram selecionados para estudar e reunir as sugestões de Alagoas para o conjunto de Normas de Auditoria Governamentais a ser consolidado em novembro deste ano e adotado pelos Tribunais de Contas de todo o Brasil. “Não podemos faltar com o compromisso histórico da modernização para o desenvolvimento das instituições públicas”, concluiu Otávio Lessa, para quem esse processo, deflagrado pelo PROMOEX, tem revelado talentos, gerado motivação para os envolvidos e deverá aprimorar crescentemente a gestão pública, a partir do monitoramento efetivo e eficiente na execução de seus projetos e programas.
Comitê de Planejamento Estratégico abre inscrições
O Ministério Público Estadual está trabalhando na construção do seu Planejamento Estratégico. Para que essa ação obtenha resultados será necessário o engajamento de todos os integrantes e servidores da instituição. Na metodologia de trabalho adotada pela consultoria Brainstorming, contratada para facilitar a elaboração do plano de gestão, será criado um Comitê de Planejamento. Mais informações seguem na carta abaixo – que também será enviada pelos Correios. As inscrições serão feitas pela Internet a partir desta segunda-feira (27), através do site www.mp.al.gov.br.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE ALAGOAS
Grupo de Trabalho – GT
Prezado(a) Colega do
Ministério Público,
A implantação de uma gestão estratégica, que conduza o Ministério Público do Estado de Alagoas rumo a um grau de excelência condizente com os anseios da sociedade, depende da sua colaboração.
Todos os agentes da Instituição (membros e servidores) podem e devem participar do planejamento estratégico, como integrantes do COMITÊ DE PLANEJAMENTO.
O aludido comitê, revestido da mais alta relevância institucional, será o órgão através do qual colheremos as informações vitais, com a finalidade de elaborar diagnósticos e eleger prioridades.
O Comitê de Planejamento reunir-se-á em pouquíssimas ocasiões, com o objetivo de receber explicações sobre o plano de trabalho e a metodologia adotada. A atuação do referido comitê, por meio de cada um de seus membros, será viabilizada posteriormente, através do preenchimento de formulários eletrônicos, via internet. Os prazos serão suficientemente amplos, com a possibilidade de acesso de qualquer local, inclusive da própria residência.
Cada integrante do Comitê de Planejamento Estratégico, após as orientações necessárias e tendo sido dirimidas eventuais dúvidas, receberá login e senha.
Desse modo, valemos-nos da presente para CONVIDAR o (a) colega a participar da construção do futuro da Instituição, como membro do Comitê de Planejamento, que provavelmente se reunirá, pela primeira vez, em 19 de outubro de 2010.
Sua inscrição pode ser feita através da página eletrônica do Ministério Público do Estado de Alagoas (www.mp.al.gov.br), até o dia 08 de outubro do corrente ano.
EDUARDO TAVARES MENDES
Procurador-Geral de Justiça
Humberto Pimentel Costa
Coordenador do GT
Stela Valéria Soares de Farias Cavalcanti
Integrante do GT
Marcus Robson Nascimento Costa
Integrante do GT
Almir José Crescêncio
Integrante do GT