– Maceió sedia II Encontro de Gestores de Esporte e Lazer do Estado
– Alagoas ganha movimento de mulheres com deficiência
Maceió sedia II Encontro de Gestores de Esporte e Lazer do Estado
Evento pretende reunir, nesta sexta, representantes de todos os municípios alagoanos
Tudo pronto para o II Encontro de Gestores de Esporte e Lazer que será realizado nesta sexta-feira (5), das 8h às 17h, no auditório do Palácio República dos Palmares, em Maceió. O evento que é uma promoção do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), será aberto pelo governador Teotonio Vilela Filho e contará a palestrante Cláudia Marins, técnica do Ministério do Esporte.
Durante o encontro será lançado a III Conferência Estadual de Esporte, fortalecendo o debate acerca da configuração de Políticas Públicas de Estado para o Esporte e Lazer no Estado de Alagoas através da capacitação dos gestores municipais e junto a estes deflagrar o período das etapas regionais.
Segundo secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, ao promover o II Encontro de Gestores do Esporte e Lazer, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, reafirmam o compromisso de incentivar e desenvolver programas de capacitação de recursos humanos, buscando melhoria da formação e qualificação dos gestores municipais. “Será através dessa ação que eles obterão maiores subsídios para atuarem em suas comunidades de forma mais objetiva e organizada, com ações que contribuam para a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e a formação da cidadania através da prática esportiva e do lazer”, afirmou.
Participantes – O encontro tem como meta a participação de todos os gestores de esporte e lazer dos 102 municípios alagoanos, presidentes de federações e associações esportivas, coordenadores de educação física e esporte das CEs, Coordenadores dos Cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior de Alagoas, bem como dar prosseguimento aos objetivos propostos com a criação desse encontro que é proporcionar a discussão entre os órgãos executivos municipais, estaduais e federais, das diretrizes norteadoras de políticas setoriais em esporte e lazer, encurtando a distância entre o poder público e a sociedade, contribuindo assim, com elementos para planejamento das gestões públicas no âmbito do esporte e lazer de todo o Estado.
Camilla Alves, gerente Executiva de Esportes Comunitários da SEE, responsável pela coordenação técnica do evento, informou que ainda na noite desta quinta-feira (4), se reunirá com representante do Ministério do Esporte, Cláudia Marins, para discutir sobre o encontro desta sexta, e dando continuação aos trabalhos que começaram em Brasília durante a elaboração da III Conferência Nacional. “Alagoas está dando um importante passo para o Esporte e Lazer com a realização do mesmo e dando uma enorme contribuição para o sucesso da Conferência Nacional, e fechando os detalhes para a realização da Conferência Estadual e regionais”, concluiu.
SEMANA DA MULHER
Alagoas ganha movimento de mulheres com deficiência
Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal em Parceria com a vereadora de Maceió, Roseane Cavalcante (PTdoB), conhecida Rosinha da Adefal, lançam nesta sexta-feira (5), a partir das 8h, durante uma café da manhã na sede da Instituição, o primeiro movimento de mulheres com deficiência do Estado o qual recebe o nome de Movimento de Mulheres que voam alto.
O movimento idealizado pela Adefal em parceria com a vereadora Rosinha surge com o objetivo de mobilizar e organizar as mulheres deficientes de Alagoas para a fiscalização e sugestão de políticas públicas e de iniciativas relativas à questão da mulher deficiente em todas as esferas representativas.
De acordo com a vereadora o movimento vai atuar em algumas frentes de debate como: discriminação de gênero, racismo e violência doméstica; mercado de trabalho, assistência previdenciária e social; saúde, sexualidade e reprodução; educação e cultura; esporte e lazer.
Ao falar do movimento a vereadora destaca a interação das mulheres no projeto. “Estamos lançando oficialmente este movimento nesta sexta-feira, já nos reunimos no início da semana e traçamos algumas metas e objetivos. Vejo de forma bastante positiva esta ação tendo em vista que irá acabar com alguns tabus no que se refere ao comportamento da mulher com deficiência”, explicou Rosinha acrescentando que a ação faz parte das atividades da semana internacional da mulher.
Em Visita
Também nesta sexta-feira (5) a Adefal irá receber a visita do secretário estadual de saúde, Hebert Motta, o qual na ocasião vem conhecer de perto os serviços a estrutura da Instituição oferece nos serviços de saúde.