Destaques das Assessorias : Projeto de Prevenção do Glaucoma

– Assistência técnica e manejo elevam produtividade de leite em Inhapi

– Novo post no blog: As pessoas nas ruas do Cairo

– UE do Agreste vai gerar relatórios diários para a imprensa

Projeto de Prevenção do Glaucoma

Assistência técnica e manejo elevam produtividade de leite em Inhapi

 O acompanhamento de extensionistas rurais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) a agricultores familiares que criam gado no município de Inhapi, no Sertão alagoano, já deu resultados. Eles conseguiram elevar a produtividade de leite, que passou de 4 para 7 litros por animal.

Segundo o zootecnista Fabiano Morais Cavalcante, o uso da vargem de Algaroba na alimentação do gado serviu como complemento e ajudou a aumentar a produtividade de leite. Essa árvore é comum na região semiárida de Alagoas e se mantém verde mesmo no verão, proporcionando sombra aos animais.

Ele explicou que a vargem, que antes não era utilizada, hoje é colhida pelos criadores ainda no pé, antes que ela caia no chão. “Essa prática não é danosa para a árvore, e a vargem tem propriedades semelhantes à do milho, além de ser saborosa para os animais”, contou o zootecnista. A vargem é utilizada numa ração junto com farelo de soja ou de algodão.

De acordo com ele, alguns dos agricultores que estão servindo a vargem ao gado de leite até possuem o milho armazenado em casa, mas estão poupando para épocas de maior escassez de alimento, uma vez que o milho tem alto custo no mercado local.

Aumento da renda – Segundo Fabiano Morais Cavalcante, a renda de alguns agricultores com a produção de leite, que antes era em torno de R$ 200 por mês, hoje chega a R$ 480. “Outro fator que contribuiu para elevar a produtividade de leite por animal foi o manejo sanitário adequado”, contou.

Os agricultores foram orientados a vacinar os animais contra doenças como verminoses e fazer a aplicação de vacinas não-obrigatórias, como a que evita a brucelose e a raiva. “Assim, com mais saúde, os animais produzem mais leite”, frisou.

O zootecnista informou ainda que nas comunidades Povoado Riachão e Promissão, onde há cerca de 50 famílias que praticam a pecuária leiteira, a média é de nove animais por criador.

“A reestruturação do serviço de assistência técnica e extensão rural foi colocada como prioridade pelo governador Teotonio Vilela, e o resultado desse trabalho é fundamental para o agricultor familiar, especialmente na pecuária de leite, que é uma atividade já estruturada em Alagoas”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Novo post no blog: As pessoas nas ruas do CairNovo post no blog: As pessoas nas ruas do Cairoo
Nos últimos meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 realizei uma viagem que há muito tempo planejava fazer. O destino era incomum, pelo menos para a maioria das pessoas que eu conheço: o Oriente Médio e Norte da África. O planejamento era economizar tempo e dinheiro na jornada que incluiria Israel, Palestina, Jordânia e Egito. Mochila com mais ou menos 10kg nas costas e mais o equipamento fotográfico e um computador. Nos lugares, tentar sobreviver e me transportar, na medida do possível, como os habitantes locais. Depois, relatar e mostrar as experiências aqui, seguindo a ordem cronológica da viagem. A primeira parte deu certo e consegui voltar ileso pra contar a história, mas a segunda parte não saiu muito como o planejado. Até hoje não consegui domar a quantidade de fotografias e os fatos que se seguiram, alteraram a minha disposição de seguir aquela narrativa cronológica. Assim, começo falando dos dias finais da viagem, quando estive no Egito, país que está nas manchetes no mundo inteiro há mais de uma semana […]

Leia mais e veja as imagens no blog —> www.leovillanova.net

Sala’am!

 – LÉO VILLANOVA –

www.leovillanova.net 

UE do Agreste vai gerar relatórios diários para a imprensa

 

Divulgação do nome e sobrenome do paciente poderá ser feita somente nos casos em que houver fundamentado interesse público e sempre através de boletim médico

 

 

            Representantes da Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UE do Agreste) e Ministério Público Estadual (MPE) voltaram a discutir  na manhã desta quinta-feira (3) o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que prevê a inviolabilidade em torno de informações relacionadas à pacientes daquela unidade hospitalar junto aos veículos de imprensa. De acordo com o promotor Saulo Ventura, nos últimos dias alguns veículos de comunicação passaram a questionar a assessoria de comunicação da Unidade de Emergência sobre a não liberação de informações pessoais dos pacientes. 

            O TAC, formalizado no ano de 2009, preconiza que a UE do Agreste não poderá disponibilizar para a imprensa dados cadastrais  e/ou pessoais de qualquer paciente, desde que tenha autorização prévia do próprio ou de pessoa autorizada.   “A divulgação do nome e sobrenome do paciente poderá ser feita nos casos em que houver fundamentado interesse público e sempre através de boletim médico”, frisou o promotor, citando como exemplo as vítimas do acidente envolvendo um ônibus escolar e um caminhão pipa ocorrido na semana passada.

            Já o diretor da UE, Karlisson Valeriano, assegurou que a Unidade de Emergência está de portas abertas para a imprensa, mas sempre atendendo as determinações impostas pela lei. “A UE não está cerceando os direitos à informação. Apenas estamos obedecendo ao que foi firmado num Termo de Ajuste de Conduta. Esse é um procedimento normal e rotineiro em todo o Brasil”, informou. 

            Para dinamizar o acesso da imprensa às ocorrências registradas pela UE do Agreste, o assessor de comunicação da UE, Adalberto Custódio, propôs à confecção de um relatório diário que deverá elencar a quantidade de pacientes atendidos nas últimas 24 horas, assim como os motivos clínicos.

            “A partir da próxima segunda-feira (7), todos os veículos de imprensa da região, assim como os repórteres e jornalistas, passarão a receber um relatório detalhado sobre as ocorrências da UE. Vale ressaltar que no relatório não constarão nomes e será repassado sempre de segunda à sexta-feira”, garantiu o jornalista.

            O coordenador de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Júlio Cezar, disse que esse modelo de relatório já é utilizado pela assessoria do Hospital Geral do Estado (HGE) e que vem apresentando excelente resultado, principalmente aos repórteres que precisam desse tipo de informação. 

            Ainda segundo Júlio Cezar, o trabalho diário da imprensa é muito importante para a gestão e a população que precisa tomar conhecimento das informações daquela unidade. “Os casos de grande repercussão terão tratamento diferente, ou seja, a imprensa receberá maiores detalhes sobre as vítimas. Em Maceió, a imprensa recebe informações detalhadas por meio de relatórios ou boletins médicos gerados pelo sistema, onde são elencados os casos e a quantidade de procedimentos realizados, mas respeitando o direito à privacidade dos pacientes. A orientação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, é auxiliar o trabalho da imprensa em qualquer situação, além de preservar a privacidade dos usuários e dos profissionais”, finalizou o jornalista.

 

 

ADALBERTO CUSTÓDIO – JORNALISTA MTB 782/AL

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO UE DO AGRESTE

(82) 9947-2225

adalbertocustodio@yahoo.com.br

Projeto de Prevenção do Glaucoma

Segue relação de alguns projetos do mês de fevereiro de 2011, estou te enviando, pois a Sra Maria José, pediu.

03 Secretaria de Administração
04 Cidade de Messias
05  Igreja Quadrangular /Quadra do Colégio Elio Lemos na Ponta Grossa
05 Igreja Quadrangular Clima Bom I
08 Associação dos moradores do conjunto Lenita Vilela Trapiche
12 sábado Igreja Batista localizada , Ponta Grossa Pastor Técio
12 sábado Conjunto Santos Dumont

Te enviarei os próximos em breve.

Obrigada.

Bárbara.
88184666

Deixe um comentário