Destaques das assessorias : Professor do CESMAC acompanha indigenistas em Brasília

logotchuk

Informa :

 

Professor do CESMAC acompanha indigenistas em Brasília

– SEE realiza Congresso Técnico Geral para etapa estadual

Processo Judicial Eletrônica será implantado na Justiça Federal em Alagoas

Cavalgada reunirá milhares de participantes em Lagoa da Canoa

 

 

 

JEAL/2010

SEE realiza Congresso Técnico Geral para etapa estadual

Jogos devem reunir em Maceió cerca de 3 mil alunos atletas de escolas públicas e privadas 

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) realiza nesta terça-feira (13), no Instituto de Educação (Cepa), o Congresso Técnico Geral para os Jogos Estudantis de Alagoas – JEAL/2010, que deve reunir em Maceió, de 23 a 31 deste mês, cerca de 3 mil alunos atletas de escolas públicas e privadas do Estado.

O congresso servirá para discutir sobre a etapa estadual do Jeal/2010, que é seletiva para a etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2010. Segundo o professor Eduardo Proffa, diretor técnico do evento, todas às pendências deverão ser sanadas até o Congresso Técnico específico da modalidade, no mesmo dia, logo após o Congresso Técnico Geral.

 

Processo Judicial Eletrônica será implantado na Justiça Federal em Alagoas

 A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) passará a operar a partir do dia 16 de julho, com o novo Processo Judicial Eletrônico (PJE). A mudança permite a tramitação digital de ações judiciais na varas cíveis federais do Estado. A instalação do PJE é mais um importante passo para dar agilidade ao andamento de processos, mecanismo capaz de facilitar o acesso das partes, advogados e procuradores ao Judiciário.

A solenidade de lançamento será nesta sexta-feira (16/07), às 10 horas, no auditório da JFAL, com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, magistrados e convidados.

O Processo Judicial Eletrônico elimina a utilização de papel em todas as fases processuais e oferece maior segurança à tramitação dos autos, ao arquivar tudo nos servidores de rede e de armazenamento da Seção Judiciária. De acordo com o diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, juiz federal Paulo Machado Cordeiro, o novo sistema garante maior transparência à atividade judicial, pois o arquivo digital pode ser acessado pelas partes em qualquer lugar.

Nessa primeira etapa, não haverá alteração na forma de tramitação dos processos relativos a ações criminais e execuções fiscais, além dos Juizados Especiais Federais que já atuam apenas eletronicamente. Os processos tradicionais de papel continuarão tramitando normalmente, até a sua conclusão, sem qualquer tipo de alteração.

A partir do mês de setembro, o ajuizamento de qualquer ação deverá, obrigatoriamente, ser feita de forma virtual. Nesse intervalo, a utilização do PJE é facultativa, porém, se o autor ingressar com a ação de modo virtual, a resposta a esse processo também terá que ser feita do mesmo modo, pois todo o trâmite processual será por meio eletrônico.

Um treinamento com magistrados, servidores, procuradores e advogados está sendo realizado.  

Ana Márcia
Assessoria de Comunicação da JFAL
(82) 2122-4172

Cavalgada reunirá milhares de participantes em Lagoa da Canoa

Evento acontecerá no próximo domingo (18), num percurso de aproximadamente 7 km

 

No próximo domingo, dia 18, o município de Lagoa da Canoa será palco de uma das maiores manifestações religiosas em homenagem ao Padre Cícero Romão, conhecido entre os católicos como o Santo Nordestino. A prefeitura do município, através do prefeito Jairzinho, devoto do religioso, está organizando a oitava edição da Cavalgada do Padre Cícero, em parceria com alguns empresários da região.

O evento deste ano, segundo os organizadores, será um dos maiores já realizados. Mais de mil cavaleiros e amazonas irão se concentrar no povoado Mata Limpa, zona rural de Lagoa da Canoa, de onde irão partir em direção a zona urbana da cidade. Num percurso com aproximadamente 7 quilômetros, o grupo passará pelos povoados Pau D’arco e Capim, onde receberá o carinho da população.

Diversas autoridades estarão participando da festa montados em seus cavalos. A participação das mulheres também aumenta a cada edição do evento, todas comandadas pela primeira-dama Fabiana Lira. A cavalgada será iniciada as 10 horas da manhã.

 

 

ADALBERTO CUSTÓDIO

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA LAGOA DA CANOA

(82) 9947-2225

Professor do CESMAC acompanha indigenistas em Brasília

Fonte: Com informações de ASCOM

Na próxima terça-feira, 12, às 9h, em Brasília, representantes dos 12 povos indígenas de Alagoas e Sergipe, que participarão de reunião com o presidente da FUNAI, Márcio Meira e com representante do Ministério da Justiça. O professor do Centro Universitário CESMAC, Jorge Vieira, que também representa Conselho Indigenista Missionário (CIMI-AL), também participa do encontro.

A reunião é resultado de proposta discutida na Sessão Pública realizada no Dia do Índio, 19 de abril, na Assembléia Legislativa de Alagoas, onde estiveram os representantes dos povos Kariri-Xokó, Xucuru-Kariri, Tingui-Botó, Aconã, Karapotó, Geripancó, Wassu-Cocal, Katökinn, Karuazu, Kalankó e Koiupanká (AL) e Xokó (SE). Na oportunidade, os indigenistas solicitaram o apoio dos deputados para que façam gestão junto aos órgãos federais para a criação imediata de Grupos Técnicos (GT) de identificação e demarcação dos territórios tradicionais; a indenização dos impactos provocados pela duplicação da BR-1001; e da Transnordestina e a permanência da sede da FUNAI em Maceió.

“É com esse objetivo que, na segunda-feira (11), a delegação indígena viaja para a capital federal, para garantir efetivamente os seus direitos, historicamente negados pela política indigenista durante os 510 anos de colonização.”, disse Jorge Vieira.

Em 2010, é comemorado os 100 anos do indigenista oficial, também marcado pela criação da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), e a publicação do decreto autorizando a reestruturação da FUNAI; assim como estruturação de Secretaria de Saúde Indígena.

Deixe um comentário