Destaques das assessorias : Nova área cedida por assentados garante Ifal em Maragogi

logotchuk

Informa :

Nova área cedida por assentados garante Ifal em Maragogi

– Comenda Pontes de Miranda homenageia desembargadores federais e juiz da JFAL

Famílias de Murici recebem barracas individuais

 

Nova área cedida por assentados garante Ifal em Maragogi

 O campus do Instituto Federal de Alagoas no município de Maragogi está mantido. Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (16) entre o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, o superintendente do Incra, Estevão Oliveira, o presidente do Assentamento Nova Jerusalém, Otacílio Luna, o diretor do campus Maragogi, Dácio Camerino e o prefeito do município Marcos Madeira, garantiu uma área de 120 hectares cedida pelos assentados para construção do campus na cidade do litoral norte de Alagoas.
A decisão coloca fim na especulação de que o Instituto Federal de Alagoas não mais seria instalado em Maragogi. Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifal, José Carlos Pessoa, o reitor da instituição Sérgio Teixeira lhe incumbiu de tentar encontrar uma solução, depois que o Ifal descartou a primeira área cedida pelo município por falhas geológicas e outras irregularidades.

 

Comenda Pontes de Miranda homenageia desembargadores federais e juiz da JFAL

Os desembargadores federais Francisco Wildo Lacerda Dantas e Paulo Roberto de Oliveira Lima, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), ambos oriundos da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e o juiz federal alagoano, André Luiz Maia Tobias Granja, além de outros nove juristas receberam a Comenda Pontes de Miranda, outorgada pela Câmara Municipal de Maceió, pela destacada atuação profissional dessas personalidades em prol da cidadania. A solenidade ocorreu durante o encerramento da semana que comemorou os 183 anos de criação dos cursos jurídicos no Brasil, na última sexta-feira (13/08) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL) – Casa dos Advogados Aurino Malta.

O desembargador federal Francisco Wildo ressaltou sentir-se muito feliz e honrado ao receber a comenda que traz o nome de Pontes de Miranda, um dos maiores juristas do Brasil. “Ele era tão preparado, que mesmo muito jovem, aos 20 anos, já produzia tanto”, observou. O desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima disse tomar essa honraria como dirigida a toda a magistratura.

A Comenda Pontes de Miranda foi criada pelo Decreto Legislativo nº 353/2006, pelo vereador Marcelo Malta. Um vídeo sobre o jurista alagoano foi exibido. O material, que integra o Memorial Pontes de Miranda, do Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas, também está em exposição em Xangai, na China.

 

Famílias de Murici recebem barracas individuais

As famílias do município de Murici que tiveram suas casas destruídas pela enchente e estão em abrigos coletivos, recebem esta semana, suas barracas individuais e ficarão provisoriamente nos acampamentos enquanto o governo conclui a construção das 1.650 casas.

Para concretizar a transferência das primeiras famílias, nesta terça (17), técnicos da Eletrobrás garantiram a iluminação em cada barraca e energização na rede em torno da área, a Defesa Civil envia nesta segunda (16) reservatórios de água com capacidade de 10 mil litros e os técnicos do Programa da Reconstrução já está instalando os banheiros e cozinha comunitários.

“Até o dia 31 de agosto estaremos transferindo todas as famílias que ainda estão em abrigos coletivos para as barracas individuais, dando a elas o mínimo de dignidade e privacidade”, garantiu o coordenador do Programa da Reconstrução, Luiz Otávio Gomes, que percorreu neste final de semana seis municípios para averiguar o trabalho nos acampamentos.

Luiz Otávio Gomes informou ao prefeito Remi Calheiros que a área onde vão ser construídas as novas casas já foi desapropriada pelo governo de Alagoas. Segundo ele, em setembro começa a construção das 1.650 casas da nova Murici.

Ficou definido ainda que o governo do estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Assistência Social, vai fornecer o almoço das famílias nos acampamentos e a prefeitura de Murici vai servir o café da manhã e da noite.  


Ronaldo Lima, jornalista.
9904-8121 / 8882-8378

 

Deixe um comentário