Informa :
– Maceió sedia Campeonato Brasileiro de Basquete em cadeiras de rodas
– MPT lança cartilha durante instalação de fórum
– Graduação realiza curso de Psicologia Hospitalar
Maceió sedia Campeonato Brasileiro de Basquete em cadeiras de rodas
A Capital Alagoana irá sediar de 19 a 24 de outubro as provas do Campeonato Brasileiro da terceira divisão de basquete em cadeiras de rodas. Os jogos acontecerão no ginásio do Sesi-Cambona e reunirá 11 equipes, cerca de 165 atletas de 8 estados brasileiros.
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas e conta com o apoio da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal. Com 27 partidas a disputa em Maceió será a etapa final dos jogos oficiais do Campeonato Brasileiro da terceira divisão.
A cerimônia de abertura acontecerá no dia 19 às 19h no ginásio do Sesi-Cambona. O momento promete emocionar o público, pois será marcado pelo desfile oficial das equipes e a apresentação de um balé em cadeira de rodas e logo em seguido inicia-se os dois primeiros jogos do campeonato. Estreando a competição a equipe Adefal/Sesi – AL contra a equipe ASCAMTE-PI e em seguida emcampo as equipes ADM-CE e GAADIN/SME –SP.
As 11 equipes lutam para se manter na 3ª divisão, evitando com isso o rebaixamento. A cerimônia de encerramento acontecerá no dia 24 e contará com a premiação All Star dos cinco melhores atletas e do Cestinha do Campeonato.
Participam da competição as equipes: Adefal – Associação Dos Deficientes Físicos De Alagoas; ADM – Associação Dos Deficientes Motores Do Ceará; ADC – Associação Dos Deficientes De Contagem; ADFA- Associação Dos Deficientes Físicos Do Pará; Agembe All Star Rodas – Clube Dos Deficentes Fisicos Do Pará; ADDF-B-CREE-SESI – Associação Desportiva De Deficientes Físicos De Pernambuco; ADM-GAIVOTAS – Associação Dos Deficientes Motores; ASCAMTE- Associação Dos Cadeirantes Do Município De Teresina; AFADEFI – Associação De Apoio As Famílias De Deficientes Físicos e da ADD/MAGIC WHEELS/BICBANCO – Associação Desportiva Para Deficientes.
—
Jade Magalhães – Mtb. 851
Fone: 9958-6836 / 8862-9482 / 9107-8450
Assembléia aprova Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Tribunal de Contas do Estado. Na sessão de ontem à tarde, os deputados derrubaram os vetos ao projeto do Governo que determinava a criação do PCC. Dezesseis dos 27 deputados votaram a favor do Plano. Também foi derrubado o veto relativo à elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prioritária para a Lei Orçamentária anual (LOA).
Combate ao trabalho escravo
MPT lança cartilha durante instalação de fórum
A cartilha “Trabalhador rural, cuidado! O trabalho pode ser escravo” será lançada nesta sexta-feira, 15, durante instalação do Fórum Estadual de Combate ao Aliciamento de Trabalhadores e ao Trabalho Escravo (Fecatte). A cerimônia acontecerá às 9h, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região, localizado na Avenida Paz, Centro da capital, com a presença de representantes de várias instituições convidadas a compor a nova entidade.
As instituições foram convidadas pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas. O objetivo, segundo o procurador-chefe Rodrigo Alencar, é levar informações ao trabalhador rural e às entidades representativas dessa categoria sobre os riscos a que estão sujeitos em caso de aliciamento. A cartilha será um instrumento importante nesse processo de conscientização e vai levar esclarecimento de forma simples e direta.
O Fecatte foi criado, em agosto deste ano, durante audiência pública no MPT, durante a Semana Nacional de Combate ao Aliciamento de Trabalhadores e Prevenção ao Trabalho. Foram convidados para fazer parte do fórum o TRT19, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Estado de Alagoas, sindicatos rurais, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal de Alagoas, Incra, Associação dos Municípios Alagoanos, Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool, entre outros.
Também foram convidados os 15 municípios de onde partiram mais de 500 pessoas e que foram resgatadas em outros estados por se encontrarem em situação análoga à de escravo. São eles: Igreja Nova, Água Branca, Maragogi, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Murici, São José da Tapera, Cacimbinhas, Penedo, São Sebastião, Pariconha, Arapiraca, Cajueiro e Carneiros.
______________________________________________
Fonte: Ascom MPT/Alagoas
Mais informações: (82) 2123-7946 ou 9335-6192
Psicologia
Graduação realiza curso de Psicologia Hospitalar
A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), por meio do curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, realiza a capacitação “Psicologia Hospitalar e Praticas Interventivas em Saúde”. A atividade tem início no dia 15/10, último dia do Congresso Acadêmico da Instituição.
Os facilitadores desse curso serão cinco professores com vasta experiência na área. Entre os nomes estão o mestre em Psicologia Clínica, Carlos Frederico Alves, o professor doutor Nicholaas Vale, a supervisora da Clínica de Psicologia do CESMAC, Margarida Ferreira, a assessora da Faculdade de Ciências Humanas Katia Regina Silva, e a coordenadora da área de Psicologia do Hospital do Açúcar, Susan Melro.
Para o coordenador do curso de Psicologia, professor Liércio Pinheiro, a iniciativa é importante para estudantes e profissionais da área. “O curso visa capacitar profissionais que queiram compreender qual o papel da Psicologia nas áreas de saúde. Priorizando as tendências atuais da Psicologia na área da saúde”, contou.
Os brinquedos arrecadados no ato da inscrição serão doados para instituições de caridade. Mais informações pelo número (82) 3215-5153.