Informa :
-Bolsa Família conta com nova ferramenta virtual no combate à pobreza
– ENIC – Marina Silva no Centro de Convenções
Bolsa Família conta com nova ferramenta virtual no combate à pobreza
Edja Jordan – Estagiária
O Programa Bolsa Família (PBF) terá a partir deste mês uma ferramenta completa para identificar e acompanhar as famílias em situação vulnerável e que não cumprirem as exigências do programa. Trata-se do Sistema de Gestão das Condicionalidades (Sicon) que está em operação desde janeiro e passa a funcionar agora com todas as funções.
Segundo a coordenadora Estadual do Bolsa Família, Maria José Cardoso, o Sicon é uma ferramenta que integra as informações de acompanhamento de condicionalidades nas áreas de Saúde e Educação. Ou seja, o Sistema consolida as informações de freqüência escolar, vigilância nutricional, calendário de vacinação e acompanhamento de consultas pré-natal.
“Se for identificada alguma família em situação de vulnerabilidade e que não cumpra com as exigências, o município solicita ao Ministério de Desenvolvimento Social que suspenda as advertências a essa família por seis meses para, nesse período, ela ser acompanhada de perto pelo município, até que o problema seja solucionado”, explicou Maria José.
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai capacitar até agosto, coordenadores do Bolsa Família e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 102 municípios para o uso da ferramenta. A primeira etapa da capacitação foi iniciada nesta quinta-feira (10), com os municípios que compõem a Região Metropolitana.
No próximo dia 14 será capacitada a Região do Sertão; dia 17 a Região Norte de Alagoas; dia 22 a Região da Bacia Leiteira. Em julho haverá capacitação nos dia 5, 6 e 8 para as regiões do Agreste, do Sul e do Vale do Paraíba, respectivamente.
De acordo com Maria José Cardoso, o gestor municipal já possui perfil para acessar o Sicon, através do endereço eletrônico www.mds.gov.br/bolsafamilia, no link Central de Sistemas. Os demais profissionais necessitam ser cadastrados e habilitados pelo gestor municipal para acessar a Central. No site do MDS também está disponível o Manual do Usuário do SICON/PBF, no link Manuais e Publicações.
O Sistema disponibiliza as funcionalidades de pesquisa pessoas (básica e avançada); pesquisa às famílias em descumprimento de condicionalidades (básica e avança); consulta a composição familiar; composição do benefício; endereço da família e o histórico de condicionalidades da família; consulta a relatórios consolidados; cadastro e julgamento de recursos administrativos sobre os descumprimentos de condicionalidades e funcionalidade de acompanhamento das famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
—
Mirella Costa
Ascom/Seades
ENIC – Marina Silva no Centro de Convenções
Segue abaixo programação do 82º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção – para amanhã (sexta-feira).
Lembramos que está confirmada a presença da pré-candidata Marina Silva, a partir das 14h, no Centro de Convenções, participando do painel “Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano”.
As reuniões são divididas em Comissões Técnicas.
Qualquer dúvida favor entrar em contato.
Patrícia Barros
Assessoria de Imprensa Sinduscon/AL
(82) 9976-9716
COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE
14H – Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano: Com Marina Silva
16h15 – Mudanças Climáticas – Redução de Emissões na Cadeia produtiva: palestrante – Fábio Feldman / Debatedor: Augusto Jucá – Gerente Executivo de Competitividade Industrial da CNI
16h55 – Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano – Com Sérgio Besserman Viana
COMISSÃO DE OBRAS PÚBLICAS
16 às 18h – Fórum Brasileiro de Custos de Infraestrutura de Transporte: Apresentação: José Alberto Pereira Ribeiro (pres. da Aneor); Luiz Augusto de Barros (Diretor da COP/CBIC)
– Convidado especial: Luiz Antônio Pagot (Diretor Geral do DNIT) – Fernando Pontes Melro Filho (superintendente Regional do DNIT) – Marcos Antônio Cavalcanti Vital (Diretor Presidente do DER/AL)
COMISSÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIA, QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
14H – Como a tecnologia pode auxiliar a fomentar a construção sustentável
– Projeto de Capacitação para inovação tecnológica: ações em andamento
– Paredes de concreto: mitos e verdades
– Alternativa sustentável para destinação de resíduos classe A: diretrizes para reciclagem em canteiros de obras
– Gestão de pessoas como base para a construção sustentável
BANCO DE DADOS
14h – A construção civil no cálculo do Produto Interno Bruto
16h – Reunião de avaliação e monitoramento do cálculo do CUB/m2
COMISSÃO DE POLÍTICA DE RELAÇÕES TRABALHISTAS
14h – Painel: Temas relevantes da agenda trabalhista: terceirização – ações regressivas do INSS – Ponto Eletrônico
16h30 – O Sistema CPN/CPRs da NR-18 e a Fiscalização do MTE