Destaques das Assessorias : Escola Estadual Margarez Lacet é Campeã em Sergipe

–  Governador destaca o papel do cooperativismo durante a reunião do Conecoop

Governo estadual levará esporte para o Encontro das Águas 

Escola Estadual Margarez Lacet é Campeã em Sergipe

Fazenda prorroga retificação de Escrituração Fiscal

Governador destaca o papel do cooperativismo durante a reunião do Conecoop

Foram abertas na tarde desta segunda-feira, 04, as atividades do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop). A primeira reunião de 2011, que aconteceu na sala dos conselhos do Palácio República dos Palmares, contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho que destacou o cooperativismo como alternativa para economia do estado.  Na solenidade foram empossados os novos membros do conselho e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL), Marcos Rocha, foi reconduzido ao cargo.

Para Vilela, exemplos de sucesso como o da Cooperativa Pindorama que tem mais de 1100 cooperados, rompe o mito de que trabalhar em grupo, em parceria, não dar certo. “No cooperativismo ninguém perde, por isso o governo do estado dar prioridade  ao cooperativismo alagoano e a Afal (Agência de Fomento de Alagoas) está para investir no pequeno empresário, priorizando o cooperativismo”, enfatizou Vilela.

O governador do estado parabenizou o Conecoop, que é comandado pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes,  pela atuação enérgica dos últimos quatro anos, e a OCB/AL pela dedicação ao desenvolvimento do cooperativismo. 

Ao relatar as conquistas e alguns dos pleitos do ramo cooperativista durante a reunião, o presidente da OCB/AL e vice-presidente do Conecoop, Marcos Rocha, reconheceu a parceria do governo estadual em conquistas importantes para o setor. “Cooperativa não é empresa voluntária, geramos renda e sustentabilidade para dezenas de famílias e graças a conquistas como a criação da lei que regulamenta o cooperativismo alagoano estamos ganhando maior espaço no mercado”, reafirmou.

Na pauta da reunião foram encaminhadas uma proposta de assessoria técnica para catadores de materiais recicláveis, a parceria com a educação estadual para certificação de cursos realizados pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), entre outras demandas.

Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo

Durante a reunião de trabalho, os deputados estaduais Judson Cabral (PT) e Inácio Loiola (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas, comprometeram-se em reorganizar a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo na Casa de Tavares Bastos. “É um prazer poder ajudar no crescimento dessa corrente que já provou ser a alternativa para o pequeno produtor. Vamos trabalhar pelo crescimento do cooperativismo e esperamos atender a expectativa de todo sistema”, frisou Loiola.

O deputado petista destacou a importância da economia solidária para formação de uma sociedade mais justa. Para Cabral, o cooperativismo cumpre com excelência esse papel. “Estamos à disposição para contribuir nessa luta. Sabemos das dificuldades do setor e vamos nos inteirar das demandas para tornar as realizações possíveis”, afirmou Jusdon Cabral.

BCCOM Comunicação
Assessoria de Imprensa

Governo estadual levará esporte para o Encontro das Águas 

Evento da Prefeitura da Barra de São Miguel além do esporte terá cultura e gastronomia

Em reunião realizada nesta segunda-feira (4), na sede da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, no Estádio Rei Pelé, entre o secretário Jorge VI, a superintendente Vânia Quintela, representantes da Prefeitura da Barra de São Miguel e dirigentes de federações, foi discutida a parceria do governo estadual no evento Encontro das Águas que será realizado de 11 a 16 de outubro, naquele município praiano.

O evento, promovido pela Prefeitura da Barra de São Miguel, envolve os encantos naturais da região: lagoa, rios e mar, num festival de esporte, cultura e gastronomia. A intenção, segundo a organização do festival, é promover na comunidade a inclusão do esporte e da saúde como meios de prevenção de doenças. “Além de prevenir doenças como o diabetes e hipertensão, pretendemos incrementar o turismo sustentável na região”, disse o secretário municipal de Saúde, Lamartine Mesquita.

Ele informou também que o prefeito Reginaldo Andrade avisou que o município estará de portas abertas para receber a todos os participantes do evento, “pois trata-se de uma iniciativa importante que levará oportunidades para nossos conterrâneos e visitantes desse pedaço de paraíso”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, reafirmou o compromisso do governo de Alagoas em apoiar iniciativas e parcerias que reforcem a prática do esporte como ferramenta de inclusão social. “O convite para participar desse festival é muito importante para nós. Juntos aos representantes de federações vamos procurar levar o máximo de atividades esportivas para esse encontro dessa região tão maravilhosa”, finalizou o secretário.

Escola Estadual Margarez Lacet é Campeã em Sergipe

Técnico disse que os alunos/atletas alagoanos fizeram ‘barba, cabelo e bigode’

 

A cidade sergipana de Estância – capital brasileira do barco de fogo-, sediou neste final de semana a 2ª Copa Jardim de Sergipe, que contou, além das equipes daquele estado, com outras de Alagoas, Bahia e Pernambuco, tornando-se por quatro dias a passarela nordestina do handebol. O destaque da competição foram os alunos/atletas da Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, campeã em todas as categorias disputadas.

Apesar de ser o segundo ano de realização, o evento chamou a atenção pelo bom nível técnico das equipes e o excelente grau de organização, principalmente com o “jogo de cintura” para resolver problemas de ordem na estrutura da tabela, por conta dos atrasos na chegada das delegações e algumas desistências.

Segundo o professor e técnico Eduardo Proffa, Alagoas mais uma vez teve uma participação brilhante com suas equipes que se preparam para vôos mais altos, tais como o EDCENE, a Liga Nordeste de Clubes, os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e as Olimpíadas Escolares, “eles utilizaram esta Copa como parte de sua preparação técnica”, explicou Proffa.

As equipes alagoanas que participaram do torneio foram o Cecepa, nas categorias Cadete, Juvenil e Júnior masculino e na categoria Júnior feminino; o Ifal – Maceió, nas categorias Juvenil e Júnior masculino; e a Escola Estadual Margarez Lacet, nas categorias Infantil, Cadete e Juvenil masculino.

“Apesar da boa participação do Cecepa e do Ifal – Maceió nas diversas categorias, nada se comparou com a participação do Margarez Lacet, que nas campanhas de todas as categorias teve eficiência de 100% abarcando o título de campeão em todas elas”, avaliou Eduardo Proffa, ressaltando que o magnífico desempenho veio depois dos transtornos e das dificuldades em arranjar transporte para o deslocamento da escola, que só se confirmou um dia antes do início da competição, “graças ao apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte”, disse.

O técnico destacou também o auxílio de Karina e dos professores de Educação Física Pedro Crisanto e Maria Luíza da Diretoria de Desporto Escolar e, da superintendente Vânia Quintela. “O desconforto inicial foi o principal combustível motivacional para o grupo, que gerou energia positiva para alavancar a garra e a determinação”, afirmou Proffa.

Além dos títulos de campeão masculino no infantil, cadete e juvenil, a Escola Estadual Margarez Lacet sagrou-se campeã geral da competição, e obteve prêmios de destaques individuais: Categoria Infantil: Melhor Jogador – Daniel Nunes e Melhor Goleiro – Gabriel André; Categoria Cadete: Melhor Jogador – Anderson Roberto e Melhor Goleiro – Ronald Cardoso; Categoria Juvenil: Melhor Jogador – Joabson Vital; E, para finalizar com chave de ouro, a equipe teve como o Melhor Técnico da Competição o professor Eduardo Proffa.

Fazenda prorroga retificação de Escrituração Fiscal

 

Contribuintes terão até o final do mês para transmitir ao Fisco arquivos retificados; a partir de 2012, usuários da EFD estarão desobrigados do Sintegra

Larissa Bastos

Os contribuintes alagoanos ganharam um prazo a mais para retificar arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD) sem autorização prévia da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A data, que já havia sido prorrogada anteriormente, agora foi fixada para o próximo dia 31 de julho e vai permitir que as empresas encaminhem os dados pela internet, sem burocracia ou cobrança de multas.

Com isso, todos os documentos retificadores recebidos até agora serão considerados regulares – inclusive os já encaminhados. Segundo o responsável pelo projeto na Sefaz, Kleberson do Rêgo Lima, a ampliação aconteceu devido a dificuldades apresentadas por parte dos estabelecimentos, que estavam com problemas operacionais e de pessoal no envio das informações.

Ele explica que, sem o benefício concedido pela Fazenda, é necessário que qualquer mudança seja autorizada previamente pelo Fisco. “Normalmente é preciso abrir um processo e aguardar autorização. Com essa modificação, o procedimento será facilitado, já que, até o prazo estipulado, os contribuintes poderão retificar qualquer arquivo de 2009 para cá sem essa exigência”, expõe.

O responsável pela EFD também acrescenta que o envio é simples. “É só as empresas prepararem as retificações e transmitirem normalmente, da mesma forma que transmitem a escrituração regular. Vale lembrar que a prorrogação terminava oficialmente em abril, mas os documentos encaminhados depois disso já serão considerados regulares e o estabelecimento não sofrerá nenhuma penalidade”, diz.

 

Sintegra – Além da prorrogação, o gestor traz ainda outra novidade para os contribuintes: a partir de 1º de janeiro de 2012, os usuários da Escrituração Fiscal Digital não estarão mais obrigados a enviar arquivos do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra). A mudança já vinha sendo estudada pela Fazenda desde o ano passado.

De acordo com Kleberson, pela norma anterior, a empresa precisava escriturar digitalmente seis arquivos e esperar a validação do Fisco antes de ser dispensada. “Muitas já tinham enviado esses documentos e ainda não tinham conseguido a dispensa. O Protocolo ICMS 03/2011 previa esta data, então decidimos alterar a legislação dispensando o registro das seis escriturações”.

Ele ressalta que, como a EFD possui todos os dados necessários à Sefaz, as demais declarações se tornam dispensáveis. Diante disso, o órgão trabalha para a isenção de outras obrigações. “Internamente trabalhamos com a expectativa de criar condições adequadas à dispensa da Declaração de Atividades e do Registro Eletrônico de Documentos Fiscais”, afirma o responsável pelo projeto.

 

Deixe um comentário