– Encontro reúne médicos legistas de todo o país em Maceió
– Aluno de Rio Largo é destaque estadual na Conferência Regional de Ciência e Técnologia
– Ministério do Desenvolvimento Social capacita técnicos da Seades
–Sinteal organiza semana da educação em Alagoas
Encontro reúne médicos legistas de todo o país em Maceió
O evento debate temas como Medicina Legal na afirmação dos direitos humanos; Panorama da medicina legal e da odontologia legal no Brasil; DNA e Dentes; o futuro da Bioética e Biodireito, entre outros.
Contato com Gerson Odilon, coordenador do evento, 8833-9489 e 8812-9098.
Aluno de Rio Largo é destaque estadual na Conferência Regional de Ciência e Técnologia
Márcio Augusto, de 13 anos, da Escola Evanda Carneiro, de Rio Largo, foi o único destaque mirim durante a Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece desde ontem, 15, no Centro de Convenções e termina no final da tarde de hoje. Márcio é considerado por técnicos da área de ciência e Tecnologia a maior expressão mirim do setor em Alagoas. O aluno exibiu sua Exposição Recicloparque no estande do Programa Cientista Mirim da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI). “A participação de Márcio Augusto na Conferência é fruto da possibilidade de inserirmos ciência, tecnologia e inovação no seguimento da Educação Básica”, disse a secretária da SECTI/AL, Janesmar Camilo.
PARQUE RECICLADO
Ao receber um brinde de incentivo e estímulo à criatividade da Secretária Janesmar e de Lúcia Santos, representante do Departamento de Popularização da Ciência do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Márcio comentou seu processo de criação. “Eu usei apenas aspas de sombrinha, PVC e agora descobri outro material para fazer os brinquedos do parque reciclado, que é a lata de refrigerante. São sete ao todo como Roda Gigante, Polvo e Barco Viking”, disse Márcio Augusto sobre o parque movido a energia. O Aluno veio acompanhado por técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Rio Largo e tem participado de eventos promovidos pela SECTI e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ( SBPC).
Na ocasião, o prefeito Toninho Lins disse que a exemplo de Márcio, outros alunos têm se destacado fora dos limites de Alagoas, como aconteceu na Olimpíada Nacional de Física do ano passado, que contou com participação de 7 alunos da mesma escola. “Rio Largo investe na qualidade do ensino público para melhorar o aprendizado de nossas crianças e jovens. O Márcio é motivo de honra e orgulho para nós”, afirmou o prefeito.
Já a técnica da SEMED, Eliane de Araújo, disse que a descoberta do talento de Márcio é um estímulo para os outros alunos. “A escola, os pais e o prefeito Toninho dão apoio a Márcio. Mas agora precisamos de patrocínio para ele construir um robô, atualmente seu maior objetivo”, informou Eliane. Márcio foi descoberto na 3ª Reunião do SBPC- categoria mirim, que aconteceu em Maragogi, em novembro do ano passado.
Plano Estadual
Ministério do Desenvolvimento Social capacita técnicos da Seades
A requalificação do plano de assistência social foi o principal tema abordado, com foco no aperfeiçoamento das políticas públicas
Mirella Costa
Consultores do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estiveram em Alagoas, capacitando a equipe técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social para a requalificação do Plano Estadual de Assistência Social (Peas). A reunião ocorreu quinta e sexta-feiras (15 e 16) no auditório do hotel Maceió Atlantic.
O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro foi a capacitação para a requalificação do Peas. Este plano é um instrumento de planejamento que materializa a política de assistência, seus objetivos, diretrizes, metas, ações e intervenção para o setor socioassistencial.
Já em um segundo momento, os consultores discutiram diretrizes para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado.
De acordo com o consultor de planejamento do MDS Rubenildo Moura, a reunião teve como meta executar um processo de formação continuada, já que a responsabilidade do governo federal é disseminar conhecimento e servir como agente multiplicador. “Temos uma realidade que precisa ser transformada e isso só acontece quando temos instrumentos eficazes de gestão. O que temos de positivo é a vontade política do governo do Estado de Alagoas em implantar a política de assistência, a decisão de fazer as coisas acontecerem. E quanto a nós cabe apoiar o Estado na requalificação do plano e no decorrer da implantação, o MDS dará uma orientação técnica e financeira”, disse.
Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, o foco deve ser a assistência enquanto política de Estado e não de governo, priorizando as questões estruturantes. “Este não é um plano de governo, é um plano de gestão. Fiquei muito feliz em saber que no Nordeste, apenas os estados de Alagoas e Bahia receberam esta capacitação. Isso mostra que o governo federal acredita no trabalho que vem sendo realizado pela assistência social estadual. Eles detectaram a capacidade instalada, o interesse e o compromisso desta gestão”, afirmou a secretária.
O Peas conta com três temas prioritários. Em primeiro lugar, é o contexto institucional — política nacional e estadual de assistência social, seu marco legal, institucional e tendências recentes. Em seguida, vem o diagnóstico da situação da política de assistência e, por último, a política de assistência no Estado, programas e estratégias de ação.
—
Mirella Costa
Ascom/Seades
8833-2969
Sinteal organiza semana da educação em Alagoas
Em defesa de uma educação de qualidade, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação realiza entre os dias 19 e 25 de abril a XI Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública. Serão vários dias de atividades em prol do direito à educação e valorização do profissional de educação em todo o mundo. Em Alagoas, o Sinteal participa com oficinas, seminários e debates sobre assuntos relacionados à área.
A ação faz parte da Semana Mundial da Educação, uma iniciativa que acontece desde 2003, e envolve 100 países para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais em torno do assunto. No Brasil, o tema escolhido este ano foi “Piso e carreira valorizam os/as profissionais de educação”, destacando a necessidade de implantação da lei do Piso Salarial Profissional Nacional em todo o país.
A programação do Sinteal inclui visitas a instituições públicas locais, oficina de Voz, palestra sobre saúde da mulher, debate sobre autonomia da escola e a apresentação do Plano Municipal de Educação.
19/04 – (2ª feira)
* Divulgação da Semana
*Protocolar documentos junto às instituições públicas (MPE, PRT, Governo do Estado) cobrando a aplicação do Piso em Alagoas.
20/04 – (3ª feira)
*Seminário Trabalho e saúde: Qualidade de vida
Local: Sindicato dos Urbanitários (Ladeira dos Martírios) – Abertura: 9h
*Fala da Presidenta do SINTEAL
9h20 – Contadora de história: – Antônia Mirian
10h – Oficina da Voz
*Fonoaudiólogas: -Conceição Pessoa (CEREST / CESAU)
-Edna Moraes (Professora da UNCISAL)
-Cristine Calheiros (SEE – Prevenção e assistência a/ao professora/o.
* Saúde da Mulher – Dra. Luzitânia
22/04 – (5ª feira)
*Debate – Apresentação do Plano Municipal de Educação.
Prof. Élcio Verçosa – 9h
Local: Auditório Paulo Freire – SEMED
23/04 – (6ª Feira)
Educação em Debate – 15h
*Autonomia da Escola: Realidade ou Utopia?
Mesa: SINTEAL, Conselho Estadual de Educação (CEE) e SEEE
Local:Clube Fênix Alagoano
Mais Informações:
Célia Capistrano – Presidenta do Sinteal – (82) 9999-8154