Informa :
– Justiça Federal participa de abertura conjunta da Semana da Conciliação em Alagoas
– Crianças quilombolas recebem atendimento de saúde em Palmeira
– Justiça Federal participa de abertura conjunta da Semana da Conciliação em Alagoas
– CESMAC participa da Semana Nacional da Conciliação
Justiça Federal participa de abertura conjunta da Semana da Conciliação em Alagoas
O juiz federal diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), Paulo Machado Cordeiro e o juiz federal coordenador da Semana Nacional da Conciliação em 2010, na JFAL, Gustavo de Mendonça Gomes, participam da abertura da campanha 2010, nesta segunda-feira, às 9 horas, no Foro Desembargador Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro, juntamente com a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas, desembargadora Vanda Maria Ferreira Lustosa.
A Justiça Federal em Alagoas designou cerca de 300 audiências de conciliação, todas de processos habitacionais relativos à Caixa Econômica Federal, durante a Campanha Nacional de Conciliação, evento a ocorrer no período de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010. O objetivo da campanha, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é mostrar à população ser possível obter uma solução mais rápida e econômica para conflitos judiciais por meio da conciliação, além de ser uma atitude que promove a paz social.
Em 2010, o slogan é: “Conciliando a gente se entende”. Assim o verbo “conciliar” consolida-se como uma ferramenta fundamental no dia-a-dia da Justiça brasileira. Em 2006, o movimento pela conciliação designou o 8 de dezembro como o Dia da Mobilização Nacional pela Conciliação, sendo ampliado para a I Semana da Conciliação.
“A Semana Nacional da Conciliação é um esforço conjunto que, além desafogar a Justiça, reeduca o cidadão para a prática do acordo no cotidiano”, afirma o diretor do Foro da JFAL, Paulo Cordeiro. Na prática, se busca viabilizar a solução dos conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados, reduzindo assim, o número de processos no Judiciário.
Segundo o coordenador da campanha na Justiça Federal em Alagoas, juiz federal Gustavo Mendonça, o objetivo é a divulgação e o incentivo à solução de conflitos por meio do diálogo, com vistas a garantir mais celeridade e efetividade à Justiça. A Conciliação é também um instrumento de busca da pacificação social”, afirma o magistrado federal.
Assessoria da JFAL
Ana Márcia
Crianças quilombolas recebem atendimento de saúde em Palmeira
Na última terça-feira (23), uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios iniciou atividades de atendimento a 85 crianças matriculadas na creche da Escola Mary Sampaio Caparica, localizada no povoado Bonifácio, uma das áreas de quilombolas remanescentes no Estado de Alagoas na área serrana da cidade.
Esta parte da população, que também envolve as mães das crianças, passaram por etapas como pesagem, vacinação, encaminhamento para exames, em caso de necessidades, além de palestras sobre a importância do aleitamento materno, entre diversas outras ações.
De acordo com a diretora da Escola Mary Sampaio Caparica, Auta Tânia do Nascimento Lima, que também moradora do povoado, a ideia é fazer essas ações com mais periodicidade. “Nossa intenção é de que esses serviços, tão importantes para qualquer pessoa, sejam feitos em nossa escola a cada quinze dias. Sabemos das necessidades dessa parcela da população e queremos, ao menos, minimizar os problemas. O apoio da Secretaria Municipal de Saúde está sendo fundamental para diversificar nossos projetos com a comunidade quilombola”, explicou.
Segundo o secretário Municipal de Articulação Política, Antonio Fonseca, foram criadas seis coordenadorias para atender a população que reside nos povoados de Palmeira dos Índios. “Estamos com ações integradas entre as secretarias de Saúde, Ação Social, Agricultura e Educação e os resultados já podem ser observados nesta parte da população”, afirmou Fonseca.
No caso das crianças, estão sendo feitas todos os dias cinco refeições. “Isso graças ao empenho da equipe da secretaria de Saúde do município. Antes a taxa de desnutrição era elevada entre os alunos da creche. Em poucos meses nossas crianças apresentam índices satisfatórios de nutrição. Agora é passar para a etapa seguinte que é cuidar ainda mais da saúde de todas elas e também das respectivas famílias”, concluiu a diretora Auta Tânia.
Conciliação
CESMAC participa da Semana Nacional da Conciliação
Os estudantes e professores do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC participam da Semana Nacional de Conciliação, que acontece de 28 de novembro a 3 de dezembro, simultaneamente, em diversos pontos do país. A Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA), participa do evento por meio do Núcleo de Promoção de Filiação (NPF) e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
Segundo a professora Sônia Albuquerque, coordenadora do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEPE) da FADIMA, as ações acontecem em mais de 20 escolas da rede pública e os alunos do CESMAC participarão como conciliadores.
O Movimento pela Conciliação é um programa coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciado em 23 de agosto de 2006. Em Alagoas, as atividades acontecem sob a coordenação da Comissão Permanente de Conciliação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).
Sobre a Semana
O objetivo do Programa é a divulgação e o incentivo à solução de conflitos por meio do diálogo, com vistas a garantir mais celeridade e efetividade à Justiça. Esse ano a campanha tem o slogan “Conciliando a gente se entende”. Para alcançar esse objetivo, as peças publicitárias e os vídeos que foram produzidos pelo CNJ buscam incentivar o cidadão a participar do evento e realizar o acordo amigável, expondo que conciliar economiza tempo, dinheiro e promove a paz social.