Informa :
– CESMAC brilha mais uma vez no Guia do Estudante
– Residencial JTR tem canteiro de obras embargado
– Paraatletas mirins da Adefal trazem para Alagoas 14 medalhas
Premiação
CESMAC brilha mais uma vez no Guia do Estudante
Na edição 2010 do Guia do Estudante, da Editora Abril, o Centro Universitário CESMAC terá cinco cursos destacados com três estrelas na publicação. Este ano, os contemplados foram os cursos de Biomedicina e Pedagogia, que recebem estrelas pela quarta vez consecutiva; Publicidade e Propaganda, estrelado pelo terceiro ano consecutivo; e Fisioterapia e Nutrição, com estrelas inéditas.
O conceito de estrelas da publicação coloca os cursos contemplados no ranking dos bons cursos de suas áreas. A entrega dos certificados aos contemplados será feita durante o 6º Prêmio Melhores Universidade Guia do Estudante, que acontece no dia 4 de outubro, às 19h, na sala São Paulo, localizada na Praça Júlio Prestes, Luz, São Paulo (SP).
Risco de acidentes
Residencial JTR tem canteiro de obras embargado
O canteiro de obras do Jatiuca Trade Residence (JTR), da Gafisa S.A. Incorporadora Imobiliária, foi parcialmente embargado pela fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas e a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. Na inspeção realizada nesta terça-feira (14), foram constatadas várias situações que representam risco grave e iminente de acidentes e que comprometem a integridade física dos cerca de 600 trabalhadores que circulam na área dos 11 prédios que estão sendo construídos.
As irregularidades estão em todo o ambiente da obra. Os andaimes apresentaram problemas no escoramento, no piso e na forma de acesso e foram reprovados. As telas de proteção estão rasgadas, o que pode causar a queda de material e comprometer a segurança dos trabalhadores que transitam no local. As plataformas ou bandejas de contenção também foram reprovadas.
O embargo parcial foi comunicado aos engenheiros e técnicos da obra. Eles afirmaram que, ainda nesta terça-feira, as telas seriam trocadas. O auditor fiscal do Trabalho João Batista Brandão disse que a reestruturação tem de ser imediata. “Nosso objetivo é evitar acidentes e preservar a dignidade do ser humano. A situação que vimos é um risco para o operário e desrespeita dispositivos legais, como a Norma Regulamentadora NR-18 e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)”, disse.
Para o procurador do Trabalho Cassio Araujo, não é justificável para um empreendimento de grande porte como é o JTR apresentar essas irregularidades. “Não dá para funcionar à base de gambiarras. Estamos tratando da vida de seres humanos. Peão também é gente e precisa ser tratado com dignidade”, declarou.
O auditor fiscal notificou a empresa para que sejam feitas melhorias nas áreas de convivência e o refeitório. O procurador deu prazo de dez dias para que a Gafisa responda a um questionário, uma espécie de “check list”, sobre o que está de acordo com as exigências da NR-18. O documento terá de ser encaminhado ao MPT para posterior comprovação.
A inspeção realizada faz parte do Programa Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Indústria da Construção Civil do MPT e pretende investigar se as empresas estão oferecendo condições dignas de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho.
Denúncia
Durante a fiscalização, trabalhadores da AL Fachadas, empresa terceirizada pela Gafisa, denunciaram que está havendo atraso no pagamento dos salários. “Recebemos ontem (segunda, 13) uma parte do salário. Precisamos mesmo do Ministério Público aqui no canteiro. Tem muita irregularidade e muito desrespeito”, afirmaram.
A AL Fachadas tem cerca de 50 empregados trabalhando no canteiro de obras do JTR. Eles disseram que muitos estão recebendo menos que um salário mínimo. “Se a gente não atingir a meta, a empresa não paga o salário integral”, denunciaram.
______________________________________________
Fonte: Ascom MPT/Alagoas
Mais informações: (82) 2123-7946 ou 9335-6192
————————————————
Simoneide Araújo
Assessora de Comunicação do MPT em Alagoas
(82)9983-6273 / 82 9335-6192 / 2123-7946
Paraatletas mirins da Adefal trazem para Alagoas 14 medalhas
A delegação de paraatletas mirins da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal fez bonito durante a 6ª edição dos Jogos Paraolímpicos Escolares realizados em São Paulo de 07 a 10 de setembro.
A equipe, formada por 12 paraatletas de atletismo e 9 de natação, retornou a Alagoas com 14 medalhas; 4 na natação e 10 no atletismo. Acompanhados pelos preparadores técnicos Diego Calado, Elisangela Alves e pela psicóloga Ângela Araújo a delegação garantiu um brilho do ouro, da prata e do bronze para Alagoas.
O destaque no atletismo ficou por conta dos paraatletas Jaqueline Silva, ouro em arremesso de peso e nos 400m e bronze em salto a distância; Jamerson Alves ouro nos 1500m e arremesso de peso; Daniel Alves ouro em arremesso de peso e prata em salto a distância e nos 100m, Ana Patrícia Santos medalha de bronze nos 100m e Rodrigo Oliveira medalha de prata em arremesso de peso.
Já na natação os destaques foram: Ismael Gomes que disputou os 50m livres, onde garantiu duas medalhas de prata e um de Bronze e Paula Frassinetti ,que nos 100 m peito trousse para Alagoas a medalha de prata.
Ao falar do desempenho da delegação o presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana se diz orgulhoso e ressaltou a importância do esporte no processo de inclusão da pessoa com deficiência.
“É bom ver as nossas crianças disputando competições em nível nacional, e esse resultado nos faz acreditar ainda mais na importância do esporte para o processo de desenvolvimento deles. Eu estou realmente muito feliz com resultando e acredito que essas crianças muito em breve estarão em competições de nível internacional”, finalizou Santana.
—
Jade Magalhães – Mtb. 851
Fone: 9958-6836 / 8862-9482 / 9107-8450