Destaques das assessorias : Câmara debate a LDO em sessão pública

logotchuk

Informa :

– Vamos voltar!

– Atletic Bilbao vence na segunda rodada do Mirim

– Câmara debate a LDO em sessão pública

Justiça Federal condena UFAL por demora em informar e tratar lesão de bebê ocorrida no parto

– Caminhada no domingo  lembra morte de policial federal e pede paz no trânsito

– Educação faz últimos preparativos para a II Meia Maratona Caixa da República

 

Vamos voltar!

Está chegando a hora da grande decisão do ano para o CSA. Neste domingo (17), às 16h, no maior palco do futebol de Alagoas, o Centro Sportivo Alagoano enfrenta o São Domingos, jogo esse que vale o carimbo para o Campeonato Alagoano da 1ª divisão em 2011.

 A torcida azulina pretende marcar presença e incentivar os seus guerreiros do começo ao fim para buscar juntos o acesso. São exatos 498 dias após o rebaixamento, mas durante todo este tempo o torcedor apaixonado pelo CSA nunca abandonou seu time e seu slogan, UNIÃO E FORÇA. Assim, o maior clube do estado, está a 90 minutos de voltar à primeira divisão do estadual 2011.

 Mais um momento histórico para o CSA. O torcedor azulino já passou por esse momento difícil há alguns anos, mas nunca deixou de amar seu clube. O momento acontece novamente e mais uma vez ele está ali, presente, porque acima de qualquer situação que esteja o azulão o mais apaixonado torcedor de Alagoas estará lá, ajudando e apoiando aqueles que vestem o manto sagrado azul.

 Domingo, 17 de Novembro, ano de 2010, chegou mais uma vez o momento do torcedor do CSA mostrar sua força, soltar o grito, pois tem jogo de acesso amanhã, e, acima de tudo, o grande azulino vai poder dizer aos quatro cantos do estado: O MAIOR ESTÁ VOLTANDO! PRA CIMA DELES CSA!

Atletic Bilbao vence na segunda rodada do Mirim

Mais uma rodada do quinto campeonato de futebol mirim da comunidades de Maceió foi realizada neste sábado na Vila Olímpica. Pela manhã tivemos os jogos do grupo B. No primeiro jogo o Vilareal  venceu o Projeto Periferia por 2×0 com gols de dois gols de João Paulo. O Periferia foi um time bem diferente daquele que na semana passada goleou o Flamenguinho. O Vilareal foi sempre o melhor e venceu com justiça. O segundo jogo não foi realizado porque o Fluminense chegou atrasado e perdeu por WxO. Seu adversário seria o Botafogo do Jacintinho. Na ultima partida o Panelinha derrotou o Flamenguinho por 2×1. Lincoln marcou no primeiro tempo para o Panelinha. Ewerton aumentou na etapa complementar e Moisés descontou para o Flamenguinho.

Pela tarde aconteceram os jogos do grupo A. Cruzeiro e Estrela abriram a rodada. O marcador foi de 1×1. Os dois clubes venceram na primeira rodada e continuam lideres. José Inderson marcou para o Cruzeiro e Vinicius para o Estrela. No segundo encontro o Real Malta venceu o Cruz de Malta por 1×0 gol de Hugo Gomes. Na ultima partida o Atletic Bilbao surpreendeu o João Sampaio e venceu por 2×1.

Patrick marcopu os dois gols dos vencedores e João Silva fez o gol único dos perdedores.

 

A próxima rodada será disputada no dia 30 com,os seguintes jogos:

Grupo A – pela manhã.

João Sampaio x Cruz de Malta

Cruzeiro x Atletic Bilbao

Estrela x Realç Malta

 

Grupo B – pela tarde.

Fluminense x Periferia\

Panelinha x Vilareal

Flamenguinho x Fluminense

 No grupo A, os lideres são Cruzeiro e Estrela  com quatro pontos.

No grupo B, Botafogo e Vilareal lideram com quatro pontos.

 Não haverá rodada no dia 23. A Vila Olímpica será palco dos jogos dos funcionários da Prefeitura.

 

Câmara debate a LDO em sessão pública

A Câmara de Vereadores de Maceió debate, na manhã desta sexta-feira (15), em sessão pública realizada na sede do Legislativo Municipal, no Centro de Maceió, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as prioridades acerca da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2011, por meio de consulta a entidades, associações de bairros e sociedade civil em geral.

Participam da audiência pública o secretário municipal de Planejamento, Márzio Delmoni, o secretário de Governo, Pedro Alves, além de vereadores e de representantes de várias entidades, a exemplo da Associação de Moradores e Comerciantes do Tabuleiro Novo, a quem o secretário Márzio lembrou o fato de o Plano Plurianual (PPA), aprovado pelo Legislativo, anteceder a discussão acerca da LDO, estabelecendo assim as metas para os quatro últimos anos (2010 a 2013) de mandato do prefeito Cícero Almeida (PP).

Na oportunidade, a vereadora Heloísa Helena (Psol), que chegou a presidir a sessão, explicou que cada entidade presente à audiência recebeu cópias da Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Fiquem cientes de que vocês também podem apresentar emendas. A discussão neste momento é mais importante do que os dados propriamente ditos, sem que haja prejuízo à apresentação de possíveis alterações à peça orçamentária, que será mais amplamente discutida, quando do debate acerca da LOA, posteriormente”, salientou a vereadora.

Durante a sessão, uma assistente social utilizou a tribuna da Casa para cobrar ‘uma atenção especial quanto a políticas públicas que privilegiem a criança e o adolescente’. “Afinal, somos a capital com maior número de crimes letais contra a juventude”, destacou.

Na sequência, o ex-vereador e secretário de Governo Pedro Alves explicou que a Prefeitura de Maceió irá iniciar a construção de um centro terapêutico para abrigar dependentes químicos, ‘já que hoje apenas o Hospital Portugal Ramalho realiza este tipo de atendimento’. “O prefeito encaminhou a esta Casa proposta para construção de centro terapêutico em terreno da Almagis [Associação Alagoana de Magistrados], por meio de convênio já assinado com o governo federal, com a contratação de profissionais especializados. Já daremos início ao projeto assim que a Câmara aprovar esta permuta”, revelou.

Quem também utilizou a tribuna foi o vereador Galba Novaes (PRB), presidente da Comissão de Orçamento da Câmara de Maceió. “Todos os cinco membros de nossa comissão estão presentes à sessão. Esta é uma prova do comprometimento de todos, no sentido de discutirmos a fundo a peça orçamentária”, destacou o vereador, sendo complementado pelo colega de parlamento Silvio Camelo (PV). “Trabalhamos para não aprovarmos uma peça fictícia”, ressaltou.

Justiça Federal condena UFAL por demora em informar e tratar lesão de bebê ocorrida no parto

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) condenou a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) ao pagamento de R$ 15 mil de indenização por danos morais causados por omissão praticada pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), em razão de demora em informar os pais sobre lesão sofrida em bebê durante o parto ocorrido em 9 de novembro de 2008, bem como em iniciar o adequado tratamento.

O juiz federal titular da 1ª Vara, André Luís Maia Tobias Granja, reconheceu em sua sentença não haver culpa do Hospital Universitário quanto à lesão no plexo braquial (braço) do bebê, causada por distocia do ombro, por ser um evento inevitável e imprevisível por não ter a mãe sido submetida a exame pré-natal, daí por que negou o pedido de indenização por danos materiais. Quando ocorre a distocia do ombro durante o parto, o médico é obrigado a realizar manobras obstétricas diferentes das tradicionais para liberar o ombro do bebê, porque, uma vez preso, impede a finalização do parto, causando riscos à vida do bebê e da parturiente.

No entanto, de acordo com a sentença do juiz federal titular da 1ª Vara, André Luís Maia Tobias Granja, se a distocia do ombro em geral deixa lesão no plexo braquial, o hospital deveria prestar uma atenção especial à criança, evitando que a mãe E. M. S. tivesse que descobrir sozinha a falta de movimentação do ombro superior do filho, bem como impedindo que o recém nascido sofresse com as dores decorrentes da lesão.

E. M. S. relatou que, em momento algum, a equipe médica responsável informou do ocorrido, tendo tomado ciência do problema no bebê quando efetivamente visualizou a lesão. Disse que se sentia insegura para dar banho no recém-nascido em virtude da falta de movimentos no membro superior do bebê.

“Consta nos autos que, apesar de a lesão ter sido detectada no dia 10.11.2008, o autor (representado por sua mãe) só foi devidamente tratado pelo setor de neuropediatria no dia 12.11.2008, três dias após a realização do parto, que ocorreu em 9.11.2008. Ressalto que apesar de constar no relatório de consulta da neuropediatra que o autor tinha apenas 16 horas de vida, na verdade já teriam se passado três dias de seu nascimento, ficando claramente demonstrada a culpa na prestação do serviço ou falta do serviço, o qual se consuma quando o serviço não funciona, funciona mal ou funciona atrasado”, afirma André Granja.

“A dimensão do fato claramente implicou violação ao princípio da dignidade da pessoa humana, rompendo o equilíbrio psicológico humano e causando angústia e sofrimento extremos na criança e em seus pais, num momento no qual comumente a de ser esperado exatamente o contrário, porquanto deveriam os pais regozijar-se com o nascimento da criança e esta ter proteção estatal adequada à sua saúde em seus primeiros dias de vida”, afirma o magistrado federal.

Por causa da ocorrência, a mãe sustenta que até hoje o menor se submete a tratamentos para recuperar os movimentos do ombro.

Dessa forma, entende o juiz André Granja como devida a compensação pelos danos morais causados, em virtude da deficiência na prestação do serviço hospitalar pós-parto, no que concerne ao dever informação e ao dever de tratar adequadamente a criança.

 

Ana Márcia

Assessoria de Comunicação da JFAL

(82) 2122-4172

Caminhada lembra morte de policial federal e pede paz no trânsito 

Uma caminhada pela Paz no Trânsito está marcada para acontecer no próximo domingo (17), às 9h, com saída na Praça Multieventos, na Pajuçara. O movimento está sendo organizado por familiares do policial Federal, André Jerônimo Costa de Barros, morto em maio de 2009 após ser atingido por um carro conduzido por um motorista embriagado no Murilopolés.

A manifestação acontece com intuito de lembrar a sociedade sobre a mistura perigosa entre álcool e direção, já que essa combinação pode tirar a vida de muitas pessoas, inclusive de inocentes. Familiares de outras vítimas do trânsito também devem se reunir a caminhada, que pedirá punição aos motoristas alcoolizados responsáveis por acidentes.

Ainda em relação ao caso do policial Federal, está marcado para acontecer no dia 20, às 8h, o julgamento de Rafael Teixeira, motorista que atingiu com o carro Ford Ranger, André Jerônimo. Rafael Teixeira estava alcoolizado, não tinha carteira de motorista e foi acusado pelo dono do veículo de ter furtado o carro para comprar mais bebida alcoólica.

A esperança da família é que esse caso não fique impune, como muitos outros acidentes de trânsito. Rafael Teixeira está respondendo ao processo em liberdade e será submetido a júri popular, na 9ª Vara Criminal da Capital. Apesar da acusação, o réu que não tinha carteira de habilitação na época do acidente, conseguiu o documento. Esse fato leva a mais uma questionamento até que ponto os crimes de trânsito são punidos no nosso Estado.

 

ACIDENTE: No dia da colisão que tirou a vida de André Jerônimo ele seguia com seu veículo um Prisma pela Avenida principal do Murilopolés, no sentido contrário ao de Rafael Teixeira. O jovem que estava alcoolizado dirigia em alta velocidade, perdeu o controle do carro na outra via, capotou e só parou após atingir o carro do PF, que morreu na hora.

 

Maiores informações podem entrar em contato com a família através do número 8886-0510 João Paulo (filho do policial federal)

Atletismo

Educação faz últimos preparativos para a II Meia Maratona Caixa da República

Inscrições começaram nesta quarta-feira (13) no site da Secretaria de Estado da Educação ou na sede da Secretaria Adjunta do Esporte, no Estádio Rei

Em reunião na manhã desta quarta-feira (13), com os organizadores da II Meia Maratona Caixa da República, que será realizada no dia 15 de novembro em Maceió, e representantes da Superintendência Municipal de Transportes (SMTT) e Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPtran), fizeram uma vistoria do percurso da corrida e verificação das transversais ao longo da prova.

A corrida é promovida pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte (SEE), em parceria com a Federação Alagoana de Atletismo (FAAt) e a Caixa Econômica Federal. O encontro serviu para os organizadores poderem montar a estratégia e o planejamento para evitar o acesso dos moradores no percurso no dia da corrida de 21,97 km (meia maratona).

Segundo estimativas dos organizadores é que este ano seja alcançado uma maior adesão em virtude da premiação que será acima dos R$ 50 mil. “Vamos aproveitar esse momento para convidar a todos os corredores de rua, não só de Alagoas, como também dos estados vizinhos”, conclamou Pedro Paes, gerente de marketing da Caixa.

Segundo a gerente executiva de Esporte de Rendimento da SEE, Vânia Quintela, a previsão é que este ano contar com a participação de 800 atletas, sendo que 300 vagas serão para a meia maratona e 500 para a corrida de 10 km. Ela informa que todos receberão uma medalha de participação e os três primeiros colocados na meia-maratona e na corrida de 10 km serão agraciados com troféus e premiação em dinheiro. “Haverá também uma premiação por faixa etária e para os alagoanos. Ao todo, o valor da premiação geral ultrapassa os R$ 50 mil”, contabilizou Vânia. 

Samuel Sampaio, diretor de Políticas de Esporte da SEE informou que ainda será marcada outra reunião para estudar sobre a área do funil da chegada, colocação dos tapetes com chips e definir os trabalhos da logística do evento. “Este é mais um evento para o esporte amador que o governo estadual, por meio da nossa gerência de Esporte de Rendimento, promove visando uma maior participação dos atletas. Acredito que este se constitua em mais um evento de sucesso da nossa secretaria”, disse Samuel, destacando o empenho da gerente Vânia Quintela. 

Inscrições – Começaram nesta quarta-feira (13). Atletas profissionais e amadores acima de 18 anos e aptos fisicamente podem se inscrever na corrida alusiva à comemoração da Proclamação da República que acontece no dia 15/11. As inscrições se estendem até o dia 05/11 e podem ser feitas no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (www.educacao.al.gov.br) ou na sede da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, no Estádio Rei Pelé, no horário das 8h às 15h. 

A taxa de inscrição é de R$ 20. Para aqueles que se registrarem na Secretaria Adjunta do Esporte, o valor deve ser pago no momento da inscrição. Quem optar pelo site da Secretaria de Educação deve quitar a taxa por meio de depósito na Caixa Econômica Federal, Agência 0055, Operação 003, Conta Corrente 942-8. 

Trajetos 

Corrida 10 km – Saída do Memorial à República, na praia da Avenida; retorno na Capitania dos Portos, Lojas Americanas, Academia da Polícia Militar; retorno na rotatória de acesso ao Dique Estrada e chegada no Memorial à República. 

Meia Maratona – 1ª volta: saída do Memorial à República, praia da Avenida, retorno na Capitania dos Portos, Lojas Americanas, Academia da Polícia Militar, retorno na rotatória de acesso ao Dique Estrada e retorno no Memorial da República; 

2ª volta: Memorial à República, Capitania dos Portos, Lojas Americanas, entrada da Braskem e chagada ao Memorial à República.

Deixe um comentário