Informa :
– Alunos e professores vão à municípios atingidos pela enchente
– Educação realiza Congresso Técnico Geral da etapa estadual
– Município pagará R$ 890 mil a prestadores de serviço
Alunos e professores vão à municípios atingidos pela enchente
O curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário CESMAC, à convite do Conselho Regional de Medicina Veterinária, está enviando um grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre professores e alunos, para visitar, no próximo domingo, 18, os municípios de Branquinha, Rio Largo e União Palmares; atingidos pelas enchentes do último dia 18 de junho.
O grupo será transformado em 6 equipes, para aplicação de vacinas contra leptospirose, assim como antibióticos e antiparasitários. A população também será orientada como se comportar em relação aos animais e os cuidados necessários para o convívio harmonioso.
Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da IES, professor Giulliano Anderlini, “a ação consiste em medicar de forma preventiva os animais, principalmente cão e gatos, que neste momento devido ao caos que a situação imprime, estão dividindo os abrigos com os seres humanos”, disse. “Estimando-se que cerca de 200 animais estão em meio aos abrigos das famílias atingidas”, completou o professor.
A direção da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), já disponibilizou às equipes materiais para a ação. Entre eles, algodão, luvas, máscaras, álcool iodado, caixas para depósitos de resíduos, sacos de lixo, entre outros.
Jeal 2010
Educação realiza Congresso Técnico Geral da etapa estadual
Apesar dos estragos das chuvas em vários municípios os jogos devem reunir em Maceió cerca de 3 mil alunos atletas de escolas públicas e privadas
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) realizou na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Instituto de Educação (Cepa), o Congresso Técnico Geral para os Jogos Estudantis de Alagoas – JEAL/2010, que deve reunir em Maceió, de 23 a 31 deste mês, cerca de 3 mil alunos atletas de escolas públicas e privadas da capital e interior do Estado.
O congresso que reuniu professores e coordenadores de educação física das CREs de vários municípios, contou com a presença do secretário de Estado Adjunto do Esporte, Luís Antônio (Catarina), da superintendente de Esporte e Desporto Escolar, Camilla Alves e da diretora de Esporte e Desporto Escolar, Maria Luiza. Durante o encontro foram discutidas questões gerais como pendências de documentações dos atletas e regularização dos professores junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Na abertura da reunião, o secretário Catarina falou das dificuldades que muitos municípios alagoanos estão passando por causa das chuvas, com escolas destruídas e muita gente desabrigada. “Mesmo assim vamos conseguir repetir os resultados do Jeal do ano passado. Cotamos com uma equipe de diretores capacitados que estão coordenando muito bem as ações para esses jogos”, afirmou o secretário.
Catarina lembrou que o governo federal garantiu que vai construir todas as escolas estaduais destruídas pelas últimas chuvas. Também informou da possibilidade de já nesses jogos poder contar com piscina do Cepa reformada para as disputas da natação. “Há uma determinação do nosso secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, para que as obras desse parque aquático sejam agilizadas”, disse.
Solidariedade – A superintendente Camilla Alves reforçou as palavras do secretário e informou sobre a camisa oficial autografada pelas integrantes da seleção brasileira de voleibol feminino que será sorteada durante a abertura do Jeal 2010, na tarde do sábado, dia 24 deste mês, no Ginásio do CDR (Cepa). Os bilhetes podem ser trocados por 1 kg de alimento ou produtos de limpeza e higiene pessoal, na sede da Secretaria de Esporte – no Estádio Rei Pelé, ou na Secretaria de Educação – no Centro. Os donativos serão entregues a Defesa Civil para distribuição com os desabrigados.
O Jeal é uma seletiva para a etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2010, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que este ano serão realizadas em setembro, para os alunos atletas de 12 a 14 anos, na cidade de Fortaleza (CE), e para os alunos atletas de 15 a 17 anos, na cidade de Goiânia (GO).
Município pagará R$ 890 mil a prestadores de serviçoAcordo foi firmado com o MPT e homologado na Vara do Trabalho de Palmeira dos Índios Arapiraca(AL) – 13/07/2010 – Após oito anos de espera, cerca de 890 mil reais serão pagos a 684 trabalhadores terceirizados, que prestavam serviço ao Município de Palmeira dos Índios. O montante é referente a salários em atraso e fundo de garantia não recolhido. Esse é o resultado do acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho em Arapiraca e homologado pelo juiz da Vara do Trabalho daquela jurisdição, Flávio Luiz da Costa. O acordo atende à ação civil pública, ajuizada em 2002 pelo MPT, que também pedia a regularização do INSS dos servidores dispensados. O município está obrigado a depositar em conta judicial da Vara de Palmeira, a partir de 17 de janeiro de 2011, o equivalente a 65 mil reais mensalmente. Serão intimados 50 trabalhadores por parcela depositada. A ordem de chamada ocorrerá de acordo com o Estatuto do Idoso. Cada empregado ou prestador de serviço receberá 1,3 mil reais, sendo 900 reais de FGTS e 400 reais, referentes a salário em atraso. Para localizar os trabalhadores, o município e o sindicato dos servidores vão fornecer os endereços e as respectivas datas de nascimento, inclusive casos de falecimento. Se houver dificuldade em localizar algum favorecido no acordo, a convocação será feita por edital. Para a procuradora do Trabalho Jailda Eulídia Pinto, a celebração do acordo foi uma vitória. “Finalmente esses trabalhadores agora têm perspectiva bastante positiva de receberam seus salários atrasados. Após cumpridas todas as etapas de pagamento, o município terá de regularizar as pendências relativas à contribuição previdenciária, referentes ao período entre abril e dezembro de 1996”, disse. Caso haja descumprimento do que foi acertado, o município estará sujeito a multa diária de quatro por cento, até o limite de 100 por cento, correspondente apenas aos trabalhadores que ainda não receberam os atrasados. Fonte: Ascom MPT/Alagoas Mais informações: (82) 2123-7946 ou 9335-6192 |
————————————————
Simoneide Araújo
Assessora de Comunicação
PRT 19ª Região
(82)9983-6273 / 82 9335-6192 / 2123-7946