Destaques das Assessorias : Alagoas vai ganhar mais 115 agentes de extensão rural

–  Alagoas vai ganhar mais 115 agentes de extensão rural

–  Artigo: Adote um cão

– Faculdade divulga inscrições para estudantes

 

Alagoas vai ganhar mais 115 agentes de extensão rural

Profissionais de diversas áreas estiveram reunidos nesta sexta-feira para receber orientações sobre a última etapa do processo seletivo

 

Os 115 profissionais que continuam no processo seletivo para agentes de extensão rural já sabem quais são os municípios alagoanos onde vão atuar, após um período de capacitação teórico-conceitual de 20 dias no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Carpina (PE).

Eles estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (7), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), para conhecer os detalhes da próxima etapa de seleção, quais documentos devem portar, quais são os encaminhamentos de agora por diante e em quais municípios vão desenvolver suas atividades, de acordo com a área de seleção escolhida no ato da inscrição.

A capacitação, que vai de 23 de janeiro a 12 de fevereiro, será coordenada pela equipe da Superintendência de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

De acordo com a superintendente Rita de Cássia, o aprendizado sobre políticas públicas durante a capacitação depende muito de cada um dos candidatos. “Eles devem se esforçar para aprender e estudar durante esses dias de treinamento, já que serão avaliados pelo desempenho. Os que não atingirem as metas poderão ser desclassificados”, explicou Rita de Cássia.

Após salientar a importância do papel que esses novos profissionais terão no campo como agentes de extensão rural, o diretor da Seagri, Ruy Falcão, falou da expectativa quanto à criação do novo órgão de assistência técnica e extensão em Alagoas, que será conhecido como a nova Emater.

A reunião desta sexta-feira também contou com a participação da técnica em recursos humanos da Seagri, Girleide Lisboa, da economista Graça Seixas, e do diretor presidente da Fapeal, Tadeu Muritiba, que deu as boas vindas aos futuros agentes de extensão rural.

Profissionais destacam entusiasmo – Os profissionais que vão a Carpina (PE) participar da capacitação, que é a última etapa do processo seletivo, destacaram o entusiasmo em poder fazer parte do projeto de Apoio Técnico em Extensão Rural, numa parceria entre Seagri, Fapeal e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para a zootecnista Daliane da Silva Rodrigues, que vai atuar no município de Porto de Pedras, a futura experiência como bolsista dentro desse projeto será importante para ela, como profissional, e para os agricultores familiares que ela poderá ajudar. “Vai ser minha primeira experiência na área”, contou a recém-saída do curso de Mestrado em Produção Animal.

Quem também estava entusiasmado com a possibilidade de atuar como agente de extensão rural era o engenheiro agrônomo Clênio da Silva Santana, que vai atuar no município de Ouro Branco. “Eu já fui extensionista no município de Poço das Trincheiras, e já tenho alguma experiência para compartilhar com os agricultores”, destacou.

Os profissionais selecionados para a capacitação são: nutricionistas, zootecnistas, engenheiros agrônomos, assistentes sociais, médicos veterinários, economistas, administradores, engenheiros de pesca, técnicos em agropecuária, um contador, um advogado, um engenheiro florestal, um engenheiro civil, um arquiteto, um técnico em edificações e um psicólogo.

Diego Barros

Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário

(82) 3315-1396 / 8883-5373

www.agricultura.al.gov.br

 Artigo: Adote um cão

 Acessem o link: http://www.municipiosalagoanos.com.br/blog/index2.php?id_colunista=16&lista=ok&pagina=
 
 
Abraço,
Deisy Nascimento.
Graduanda em Comunicação Social.
Fone.: (82)8839-1415

Faculdade divulga inscrições para estudantes

 

Continuam abertas até o dia 12 de fevereiro as inscrições para o processo de seleção para monitoria de disciplinas do curso de Direito.  Os alunos interessados em participar devem se dirigir ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (NEPE) para realizar as inscrições.

No total existem 15 bolsas na Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA), para um período de seis meses, podendo ser renovadas por período igual. As provas acontecem na segunda semana de fevereiro. Os estudantes aprovados no exame também farão uma entrevista.

Segundo a coordenadora do NEPE, professora Sônia Albuquerque, a monitoria é importante para o crescimento acadêmico. “É importante, pois o aluno se envolve com o trabalho do professor e se prepara para pesquisar e, quem sabe futuramente, ser docente também”, destacou.

Mais informações pelo telefone 3215-5229.

Deixe um comentário